Luís Cid, director da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, foi vencedor na categoria “Economia, Direito e Gestão do Desporto” da 6ª Edição dos Prémios Ciências do Desporto, atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Fundação Millennium BCP.

O docente venceu a categoria com o trabalho “Os comportamentos dos técnicos de exercício como promotores de sustentabilidade económica dos operadores fitness” em co-autoria com Filipe Rodrigues, Diogo Teixeira e Diogo Monteiro.

Para além do director da ESDRM, também o docente Marco Branco foi co-autor do trabalho que recebeu Menção Honrosa na categoria “Fisiologia e Biomecânica do Desporto” – Desenvolvimento e validação de uma unidade de medição inercial quando aplicada no teste de velocidade de 40m, com atletas de alto rendimento, de atletismo – que contou com a colaboração de Paulo Oliveira, Orlando Fernandes e Pedro Serra.

O trabalho vencedor em cada uma das áreas temáticas irá receber um prémio monetário de cinco mil euros, enquanto que cada uma das menções honrosas recebe mil euros, como incentivo à continuidade do trabalho de investigação.

Para José Manuel Constantino, presidente do COP, “os Prémios de Ciências do Desporto são um incentivo à investigação nesta área disciplinar. O Comité Olímpico de Portugal regista com satisfação o número crescente de trabalhos a concurso e a respectiva qualidade”.

António Monteiro, presidente da Fundação Millennium bcp considera que “esta 6º edição dos Prémios Ciências e Desporto vem confirmar o indiscutível interesse e o aumento do investimento na investigação científica, como se comprova pelo número de trabalhos apresentados. O acesso e divulgação do conhecimento científico são fundamentais para a evolução das sociedades e dos próprios seres humanos. Através dele adquirimos novos conceitos, práticas, técnicas, procedimentos e ferramentas essenciais à nossa realidade actual e futura. A Fundação Millennium bcp tem apoiado consistentemente diversas iniciativas nesta área, sendo a atribuição destes prémios um notório exemplo. A Fundação felicita todos os investigadores portugueses, pelo empenho e criatividade dos trabalhos apresentados”.

Os Prémios Ciências do Desporto, atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Fundação Millennium bcp, com a parceria da revista Visão, premiaram este ano as categorias de “Economia, Direito e Gestão do Desporto”, “Fisiologia e Biomecânica do Desporto” e “História e Sociologia do Desporto”.

A calendarização da 6.ª edição foi afectada pela pandemia da COVID-19, mas nem por isso o número trabalhos submetidos a concurso diminuiu. Na edição referente a 2020-2021, o número de candidaturas voltou a superar as edições anteriores, com a submissão de 72 trabalhos à análise do júri de especialistas de cada uma das áreas.

Leia também...

Docente do IP Santarém recebe menção honrosa internacional

Premiado projecto “Escape Room: Ideia de inovação e Desenvolvimento”.

Agrupamento de Escolas Ginestal Machado com mais de 300 estudantes positivos à Covid-19

Agrupamento vai realizar um testagem massiva.

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…