Mais de uma centena de professores e educadores manifestou-se hoje, 13 de Dezembro, pelas 8.30, na entrada das várias Escolas do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, em Santarém.

Alguns dos estabelecimentos de ensino foram revestidos a preto “em luto pela morte do respeito pela carreira docente”.

Este é o terceiro dia de greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P.).

O S.TO.P. convocou uma greve por tempo indeterminado, desde 09 de dezembro, em protesto contra as propostas de alteração aos concursos e para exigir respostas a problemas antigos.

Em comunicado, o sindicato, que representa cerca de 1.300 docentes, refere que a “forma de luta inédita” resulta de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, em que 1.720 pessoas apoiaram a realização de uma greve por tempo indeterminado.

Entre as principais reivindicações, o S.TO.P. aponta “questões fundamentais do passado não resolvidas”, defendendo, desde logo, a contabilização de todo o tempo de serviço, o fim das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões e a possibilidade de aposentação sem penalização após 36 anos de serviço.

Critica também as alterações recentes ao regime de mobilidade por doença, as ultrapassagens na progressão da carreira docente e reivindica soluções para os professores em monodocência e uma avaliação sem quotas.

A greve é igualmente uma resposta às propostas do Ministério da Educação para a revisão do regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente, que está a ser negociada entre a tutela e os sindicatos do sector.

Leia também...

W Shopping celebra 22 anos como parceiro activo do desenvolvimento de Santarém

O W Shopping assinalou esta terça-feira, 28 de Outubro, o seu 22.º aniversário, reafirmando a ligação profunda à cidade de Santarém e à comunidade…

Halim Shirzad, o afegão que sonha atingir o topo da arbitragem portuguesa

O árbitro internacional FIFA Halim Shirzad refugiou-se em Portugal quando os talibãs tomaram o poder no Afeganistão e agora está integrado na Associação de…

Lusitânia “surpreendida” com proteção dada a seguradoras que assumiram cartel

O presidente executivo da Lusitânia declarou-se hoje “surpreendido” com a proteção dada às duas companhias de seguros que assumiram práticas anticoncorrenciais no processo em…

Dez distritos sob aviso amarelo devido à chuva até segunda-feira

Dez distritos de Portugal continental entram progressivamente em aviso amarelo entre hoje à tarde e segunda-feira de manhã devido à previsão de chuva provocada…