Mais de uma centena de professores e educadores manifestou-se hoje, 13 de Dezembro, pelas 8.30, na entrada das várias Escolas do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, em Santarém.

Alguns dos estabelecimentos de ensino foram revestidos a preto “em luto pela morte do respeito pela carreira docente”.

Este é o terceiro dia de greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P.).

O S.TO.P. convocou uma greve por tempo indeterminado, desde 09 de dezembro, em protesto contra as propostas de alteração aos concursos e para exigir respostas a problemas antigos.

Em comunicado, o sindicato, que representa cerca de 1.300 docentes, refere que a “forma de luta inédita” resulta de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, em que 1.720 pessoas apoiaram a realização de uma greve por tempo indeterminado.

Entre as principais reivindicações, o S.TO.P. aponta “questões fundamentais do passado não resolvidas”, defendendo, desde logo, a contabilização de todo o tempo de serviço, o fim das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões e a possibilidade de aposentação sem penalização após 36 anos de serviço.

Critica também as alterações recentes ao regime de mobilidade por doença, as ultrapassagens na progressão da carreira docente e reivindica soluções para os professores em monodocência e uma avaliação sem quotas.

A greve é igualmente uma resposta às propostas do Ministério da Educação para a revisão do regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente, que está a ser negociada entre a tutela e os sindicatos do sector.

Leia também...

GNR de Rio Maior põe fim a convívio ilegal com oito pessoas

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Rio Maior, anunciou que pôs fim a um convívio ilegal, que reunia oito pessoas,…

Reunião entre associação de vítimas e Igreja cria “canal aberto” sobre questão dos abusos

A Associação Coração Silenciado, que representa vítimas de abuso no seio da Igreja, considerou que a reunião hoje tida em Fátima com a Conferência…

Mação assinala Dia Europeu da Arte Rupestre

Assinalou-se na passada segunda-feira, 9 de outubro de 2023, o Dia Europeu da Arte Rupestre e Mação recebeu uma palestra orientada por Virginia Lattao…

Vila Franca – Triunfo de António Telles marcou a Feira de Outubro

Uma grande casa e actuações de elevado nível marcaram a tradicional corrida a cavalo da Feira de Outubro, que assinalou também o 90.º aniversário…