Mais de uma centena de professores e educadores manifestou-se hoje, 13 de Dezembro, pelas 8.30, na entrada das várias Escolas do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, em Santarém.

Alguns dos estabelecimentos de ensino foram revestidos a preto “em luto pela morte do respeito pela carreira docente”.

Este é o terceiro dia de greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P.).

O S.TO.P. convocou uma greve por tempo indeterminado, desde 09 de dezembro, em protesto contra as propostas de alteração aos concursos e para exigir respostas a problemas antigos.

Em comunicado, o sindicato, que representa cerca de 1.300 docentes, refere que a “forma de luta inédita” resulta de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, em que 1.720 pessoas apoiaram a realização de uma greve por tempo indeterminado.

Entre as principais reivindicações, o S.TO.P. aponta “questões fundamentais do passado não resolvidas”, defendendo, desde logo, a contabilização de todo o tempo de serviço, o fim das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões e a possibilidade de aposentação sem penalização após 36 anos de serviço.

Critica também as alterações recentes ao regime de mobilidade por doença, as ultrapassagens na progressão da carreira docente e reivindica soluções para os professores em monodocência e uma avaliação sem quotas.

A greve é igualmente uma resposta às propostas do Ministério da Educação para a revisão do regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente, que está a ser negociada entre a tutela e os sindicatos do sector.

Leia também...

Câmara Municipal de Torres Novas aprova adesão ao IMI Familiar

 A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou, por maioria, a adesão ao IMI familiar, na reunião ordinária privada do dia 2 de Outubro, com…

Bandeira Azul hasteada na Praia Fluvial do Sorraia

A Praia Fluvial do Sorraia, no coração da vila de Coruche, recebeu hoje, dia 29 de Junho, a Bandeira Azul. Uma distinção que sublinha…

Incêndio: Nove meios aéreos e quase 200 operacionais combatem fogo em Ourém

Nove meios aéreos e quase 200 operacionais estão a combater um incêndio, que deflagrou esta tarde em Cruz de São João, no concelho de…

Advogado positivo à covid-19 obriga Tribunal de Santarém a accionar o Plano de Contingência

As próximas sessões do julgamento de Tancos foram canceladas depois de um dos advogados ter testado positivo ao novo coronavírus, o que obrigou o…