Dois camionistas, de 37 e 51 anos de idade, foram detidos pela Unidade Nacional de Trânsito (UNT) da GNR, no dia 24 de Agosto, por manipulação de tacógrafos (falsificação de notação técnica), na EN 114, em Rio Maior.

Segundo um comunicado da GNR, os militares da Guarda detectaram os ilícitos “no momento da abordagem dos veículos, onde se depararam com os tacógrafos a registarem tempo de descanso durante a condução dos veículos”.

Ainda segundo a mesma fonte, os militares também apuraram que os condutores faziam uso de um dispositivo electrónico instalado no aparelho tacógrafo que, com um comando remoto, accionava o dispositivo que fazia com que o aparelho de controlo de tacógrafo gerasse, sem qualquer outra intervenção posterior, uma notação técnica de conteúdo falso, pois a mesma atestava que os veículos se encontravam em descanso (parados). Desta forma, criavam a possibilidade de qualquer condutor poder conduzir mais horas do que as permitidas por lei.

“Estas acções por parte dos arguidos, levam a uma condução contínua, o que contraria a prática de uma condução defensiva, atentando gravemente contra a segurança rodoviária, sendo o cansaço, em concreto a sonolência, uma das causas associadas a acidentes de viação”, refere o comunicado da GNR.

Os veículos foram apreendidos para posterior peritagem e os arguidos notificados para comparecerem no Tribunal Judicial da Comarca de Santarém durante esta terça-feira, 25 de Agosto.

Leia também...

Hospital de Santarém retomou atendimento a grávidas urgentes

 A urgência da Maternidade do Hospital de Santarém está hoje a funcionar normalmente, já que os testes ao SARS-Cov-2 realizados domingo a 90 profissionais, incluindo…

Guedes de Amorim oferece à cidade projecto de arquitectura de novas Capelas Mortuárias

Carlos Guedes de Amorim entregou, na Câmara de Santarém, um projecto de arquitectura para a construção de Capelas Mortuárias em terreno municipal disponível junto…

Homem de 33 anos fica em prisão preventiva por ameaça com recurso a arma fogo

Um homem de 33 anos vai aguardar julgamento em prisão preventiva por ser suspeito dos crimes de ameaça com recurso a arma fogo e…

Hospital de Santarém distribui medicamentos nas farmácias para evitar contágio

O Hospital Distrital de Santarém está a disponibilizar medicamentos às farmácias comunitárias do concelho para evitar o contágio e a deslocação dos doentes à…