Dois camionistas, de 37 e 51 anos de idade, foram detidos pela Unidade Nacional de Trânsito (UNT) da GNR, no dia 24 de Agosto, por manipulação de tacógrafos (falsificação de notação técnica), na EN 114, em Rio Maior.

Segundo um comunicado da GNR, os militares da Guarda detectaram os ilícitos “no momento da abordagem dos veículos, onde se depararam com os tacógrafos a registarem tempo de descanso durante a condução dos veículos”.

Ainda segundo a mesma fonte, os militares também apuraram que os condutores faziam uso de um dispositivo electrónico instalado no aparelho tacógrafo que, com um comando remoto, accionava o dispositivo que fazia com que o aparelho de controlo de tacógrafo gerasse, sem qualquer outra intervenção posterior, uma notação técnica de conteúdo falso, pois a mesma atestava que os veículos se encontravam em descanso (parados). Desta forma, criavam a possibilidade de qualquer condutor poder conduzir mais horas do que as permitidas por lei.

“Estas acções por parte dos arguidos, levam a uma condução contínua, o que contraria a prática de uma condução defensiva, atentando gravemente contra a segurança rodoviária, sendo o cansaço, em concreto a sonolência, uma das causas associadas a acidentes de viação”, refere o comunicado da GNR.

Os veículos foram apreendidos para posterior peritagem e os arguidos notificados para comparecerem no Tribunal Judicial da Comarca de Santarém durante esta terça-feira, 25 de Agosto.

Leia também...

VÍDEO | Santarém Hotel testa estrutura de emergência com simulacro

O Santarém Hotel testou na passada quarta-feira, 3 de Abril, a estrutura de emergência da unidade através do simulacro de um incêndio na Cozinha…

Jovem de 22 anos detido por cultivo de estupefacientes

Um jovem de 22 anos de idade foi detido por cultivo de estupefacientes, no dia 30 de Julho, em Ourém. Segundo o Comando Territorial…

Politécnico de Santarém prepara medidas de contenção e diz que serviços estão assegurados

O presidente do Instituto Politécnico de Santarém anunciou estar a preparar medidas de contenção de custos e de aumento das receitas, admitindo que a…

Correio do Ribatejo – 129 Anos: Ontem, Hoje e Amanhã A importância da diversificação da informação

Desde criança que gosto de ler jornais. Comecei a lê-los naquela longínqua cidade amuralhada de Damão, onde nasci, na antiga Índia Portuguesa e, creio,…