Imagem ilustrativa

Doze distritos de Portugal Continental encontram-se hoje sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, chuva persistente e ventos fortes, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos nos distritos de Beja, Lisboa, Leiria, Faro e Setúbal vão estar activos entre as 21:00 de hoje e até às 06:00 de domingo e referem-se a situações de precipitação persistente e por vezes forte e de vento, com rajadas da ordem de 75km/hora.

Já no distrito de Évora o aviso amarelo para a precipitação e vento tem início às 00:00 de hoje e prolonga-se até às 06:00 de domingo, prevendo-se chuva forte e persistente e rajadas de vento na ordem dos 75 km/hora.

O IPMA prevê para os distritos de Santarém e de Portalegre chuva forte e persistente tendo accionado o aviso amarelo entre as 00:00 de hoje e as 06:00 de domingo.

Os distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco, estão sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de domingo, devido à previsão de queda de neve acima de 1.100 metros, com acumulação acima de 1.200 metros, que poderá ser de 5 cm.

Como impactos prováveis, o IPMA refere “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (por exemplo em vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)”.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Também o arquipélago da Madeira – Costa Norte, Sul, Regiões Montanhosas e Porto Santo – encontra-se sob aviso amarelo, entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de domingo, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

A Costa Norte e Sul estão igualmente sob aviso para a agitação marítima que é esperada, vigorando o aviso entre as 06 e as 18:00 de domingo.

A Câmara de Lisboa alertou no final de sexta-feira para a chuva “persistente e por vezes forte” que se espera no sábado à noite e pediu à população para tomar precauções.

“Considerando que o IPMA colocou o distrito de Lisboa sob aviso amarelo, com período mais crítico entre as 22:00 do dia 10 de Dezembro e as 06:00 do dia 11, onde se espera precipitação persistente e por vezes forte, a Câmara Municipal de Lisboa apela à população para que tome precauções”, indicou a autarquia num comunicado.

Na mesma nota, a câmara disse que os agentes de Protecção Civil da cidade, os serviços operacionais municipais e elementos das Juntas de Freguesia “estão de prevenção para a mais pronta resposta à cidade”.

Este alerta da autarquia lisboeta surge depois de a cidade ter sido afetada pelo mau tempo na quarta-feira à noite, sendo os municípios de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras aqueles que sofreram mais danos após a forte chuva que caiu.

Várias inundações cortaram estradas, túneis, acessos a estações de transporte e danificaram estabelecimentos comerciais, habitações e veículos, causando elevados prejuízos.

Há a registar a morte de uma mulher em Algés, no concelho de Oeiras, e dezenas de pessoas desalojadas.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.