A Ecolezíria (Empresa Intermunicipal da Lezíria do Tejo de recolha e tratamento de resíduos urbanos) está a promover a 2.ª edição do Concurso de Recolha Selectiva junto das escolas e estabelecimentos de ensino dos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Segundo a empresa, a iniciativa tem como principal objectivo “incentivar os jovens e as crianças à prática da reciclagem”. Este concurso faz parte de um plano de actividades desenvolvido pela Ecolezíria, em parceria com a comunidade escolar da região, para uma maior aposta na educação e consciencialização ambiental.

O concurso terá a duração de três a quatro meses, período no qual a Ecolezíria irá disponibilizar vários materiais para a realização do processo de reciclagem em contexto de sala de aula, tais como ecopontos, ecobags e baldes de 120 L. A empresa tem ainda previstas várias acções de sensibilização junto dos alunos para aumentar a consciencialização sobre o tema.

A iniciativa, que já vai na segunda edição e que abrange todos os ciclos de ensino, contabiliza até ao momento várias inscrições. No entanto, as escolas interessadas no projecto podem ainda aderir ao concurso, através do email ecoleziria@ecoleziria.pt ou do nº de telefone 800 210 045.

A 1.ª edição do Concurso de Recolha Selectiva ocorreu durante o ano letivo 2018/2019, numa competição dividida em duas subcategorias. No total, 31 escolas participaram na recolha de pilhas e oito na recolha multimaterial (papel/cartão e plástico/metal). Os vencedores do concurso foram, respectivamente, a Escola Básica/Jardim de Infância de Lamarosa e o Jardim de Infância da Branca, ambas no concelho de Coruche.

Para além desta iniciativa, a Ecolezíria tem ainda previstas várias outras actividades no decorrer do presente ano lectivo, tais como sessões de sensibilização ambiental e acções de divulgação do projecto “Adopte um Compostor” que visa incentivar a prática da compostagem em ambiente doméstico.

Leia também...

TEJOAlive junta duas centenas de pessoas no lançamento do primeiro Biospot

Cerca de 200 pessoas fizeram o percurso de cerca de sete quilómetros, em caminhada e em canoa, numa ligação entre a Ribeira de Santarém…

Aquanena recebe visita da Embaixada da Dinamarca

A Aquanena recebeu no dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, a visita de uma comitiva da Embaixada da Dinamarca que veio conhecer…

Intervenção de 3,6 ME em 23 diques do Vale do Tejo está concluída

As intervenções nos 23 diques do Vale do Tejo, um investimento de 3,6 milhões de euros, foram dadas por concluídas, permitindo assegurar a regularização…

Projeto Tejo diz ser “a solução” para problema da água, ambientalistas querem alternativas

O Projeto Tejo – Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste “é a solução” para resolver o problema da falta de água,…