A editora acorda, com sede em Tomar, vai lançar a sua Em Ciclo Pédia, uma publicação que se inspira no modelo enciclopédico para a criação de obras literárias e artísticas originais, com uma periodicidade que se pretende regular. Para tal, abriu uma chamada de originais, aberta a escritores e artistas de qualquer nacionalidade e residentes em qualquer ponto do mundo.
O primeiro volume, que tem saída prevista para o final da primavera, será dedicado à letra A, estando aberto até 28 de Fevereiro o período de envio de propostas de participação.
Em comunicado, a editora refere que os interessados “deverão escolher uma palavra, sigla ou expressão, existente ou inventada, começada por aquela letra”, criando a partir dela “um texto literário em prosa ou poesia, completamente livre, com o máximo de 1300 caracteres, sem espaços, inédito, escrito em português” ou uma obra artística “em qualquer técnica de artes plásticas, fotografia, entre outras, completamente livre e que tenha boa reprodução a preto e branco numa publicação em formato A5”.
A editora sublinha que, no caso de ser uma peça escultórica ou qualquer outra tridimensional, os interessados poderão enviar uma fotografia da mesma. Para além disso, o selo editorial acrescenta que as imagens inéditas digitais ou digitalizadas enviadas devem possuir “qualidade e boa resolução (mínimo de 300 dpis)”.
O envio deve ser feito para acorda.edit@gmail.com, indo a equipa coordenadora selecionar um máximo de 20 textos e 20 obras artísticas que serão publicadas no volume I.
A empresa adianta ainda que, entre todos os trabalhos que considere terem qualidade literária ou artística para integrar a publicação, “será feita uma escolha mais editorial em função daqueles que, pela sua originalidade, excelência e adequação à ideia desta publicação se entender melhor contribuírem para a sua concretização”.
