Foto ilsutrativa

 A edição deste ano do ‘Eh! Toiro – Festival Taurino’, na Chamusca, realiza-se de 3 a 5 de Outubro, em formato digital com a transmissão de conteúdos em vídeo nas plataformas do Youtube e do Facebook do Município da Chamusca.

Segundo um comunicado da autarquia, a 7.ª edição deste festival taurino é “marcada pelas condicionantes ainda impostas pelo combate à pandemia Covid-19 que impedem a realização no seu formato habitual. No entanto, à semelhança do que aconteceu com a Ascensão 2020, o Município da Chamusca não deixa de assinalar este importante evento para o concelho”.

O programa deste ano inclui uma retrospectiva de imagens em vídeo das edições de anos anteriores do Eh! Toiro. Novidade é a estreia de três tertúlias de fado, com fadistas e músicos chamusquenses, gravadas em vídeo em três tertúlias particulares emblemáticas da vila: a sede do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca; a tertúlia particular, o Páteo dos Cingeleiros, de Manuel José Moedas, uma personalidade ilustre da Chamusca pela sua ligação à festa brava, às casas agrícolas do concelho e à Santa Casa da Misericórdia da Chamusca; e ainda na tertúlia de Tiago Prestes, na sua propriedade no Casal do Vale Formoso.

A primeira tertúlia é emitida no sábado, dia 3 de Outubro, a partir das 21h00, e conta com as actuações de Silvina de Sá, Artur Simões e João Sá, acompanhados à guitarra portuguesa por Paulo Leitão e à viola por Mário Estorninho. Esta dupla de músicos repete a participação na tertúlia que é emitida no domingo, dia 4 de Outubro, à mesma hora, e que vai ter a participação dos fadistas Diogo Carapinha e Marisa Ferreira. No dia 5 de Outubro, feriado nacional, às 15h00, é emitida a terceira tertúlia, com a participação das vozes de João Chora, Manuel João Ferreira e Rui Tanoeiro, acompanhados à guitarra portuguesa por Luís Petisca.

Em cada destes três dias, serão emitidos conteúdos com apontamentos e memórias do Festival Taurino Eh! Toiro.

“Este evento é um dos eixos de dinamização territorial do concelho da Chamusca e afirma a tradição taurina e tauromáquica do nosso território, que declarou a tauromaquia como património cultural imaterial de interesse municipal”, refere o comunicado.

Leia também...

Festival de Órgão de Santarém na final do Iberian Festival Awards

O Festival de Órgão de Santarém (FÓS) está na final da quarta edição do Iberian Festival Awards, na categoria Best New Festival, afirma um…

Museu Municipal Carlos Reis assinala os 200 anos da Revolução Liberal

O Museu Municipal Carlos Reis irá celebrar os 200 anos da Revolução Liberal Portuguesa com diversas conferências online, a partir do seu facebook, onde…

Cineteatro São João recebe espetáculo para toda a família no final do mês

O Cineteatro São João (Entroncamento) recebe no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 16h00, o Teatro Musical Infantil “Caju e Bambu – Uma Odisseia…

Aurélio Lopes apresenta estudo sobre Jesus enquanto personagem histórica e profética

É já dia 7 de Outubro, sábado, às 16h30, que a apresentação do livro “O Profeta da Galileia: Da frustração messiânica ao desígnio redentor”,…