Quinta-feira de Ascensão, na sua dualidade religiosa e pagã, foi a festividade adoptada pelo povo de Almeirim para celebrar a fertilidade dos seus campos.

Para assinalar o dia da ascensão, a tradição pede que se recolham espigas e flores para ornamentar um ramo, que depois é guardado atrás da porta de entrada, até ao ano seguinte.

O ramo deve conter espigas que representam o pão, malmequeres, que representam ouro e prata, papoilas, que representam amor e vida, ramos de oliveiras, que representam azeite, paz e luz, ramos da videira, que trazem vinho e alegria, e alecrim, que representa saúde e força.

Num passado muito recente, nesta data era comum ver-se nos campos à volta de Almeirim, famílias acompanhadas das suas cestas de piquenique a escolherem a melhor sombra, para poderem almoçar e lanchar com calma e alegria.

Hoje em dia, o Parque da Zona Norte, os Jardins da Biblioteca, o Porto dos Cucos em Benfica do Ribatejo e o parque de merendas de Raposa, são os locais mais apreciados para os tradicionais encontros.

Por ter um cunho popular e ser um dia festejado com carinho pela maioria dos habitantes do concelho desde tempos remotos, foi recomendado pela Assembleia Municipal considerar a Quinta-feira da Ascensão como Feriado Municipal.

Leia também...

Lançada primeira pedra do Parque Logístico de Santarém

A Panattoni, promotora imobiliária logístico-industrial, realizou esta terça-feira, 18 de fevereiro, a cerimónia de colocação da primeira pedra do Parque Panattoni Santarém, um investimento…

Instalações do comando nacional da Força Especial de Proteção Civil inauguradas hoje em Almeirim

As instalações do comando nacional da Força Especial de Proteção Civil que hoje vão ser inauguradas em Almeirim, têm um investimento de cerca de…

Transportes rodoviários com mais descontos na Lezíria do Tejo a partir de hoje

O desconto de 50% nos passes mensais dos autocarros na área da Lezíria do Tejo entra hoje em vigor, informou a Comunidade Intermunicipal. O…

Quatro homens julgados por assaltos a ourivesarias em Fátima

Quatro homens vão ser julgados pela alegada prática de dois assaltos a ourivesarias em Fátima, num caso em que três deles foram detidos após…