Quinta-feira de Ascensão, na sua dualidade religiosa e pagã, foi a festividade adoptada pelo povo de Almeirim para celebrar a fertilidade dos seus campos.

Para assinalar o dia da ascensão, a tradição pede que se recolham espigas e flores para ornamentar um ramo, que depois é guardado atrás da porta de entrada, até ao ano seguinte.

O ramo deve conter espigas que representam o pão, malmequeres, que representam ouro e prata, papoilas, que representam amor e vida, ramos de oliveiras, que representam azeite, paz e luz, ramos da videira, que trazem vinho e alegria, e alecrim, que representa saúde e força.

Num passado muito recente, nesta data era comum ver-se nos campos à volta de Almeirim, famílias acompanhadas das suas cestas de piquenique a escolherem a melhor sombra, para poderem almoçar e lanchar com calma e alegria.

Hoje em dia, o Parque da Zona Norte, os Jardins da Biblioteca, o Porto dos Cucos em Benfica do Ribatejo e o parque de merendas de Raposa, são os locais mais apreciados para os tradicionais encontros.

Por ter um cunho popular e ser um dia festejado com carinho pela maioria dos habitantes do concelho desde tempos remotos, foi recomendado pela Assembleia Municipal considerar a Quinta-feira da Ascensão como Feriado Municipal.

Leia também...

José Mira Potes toma posse como presidente do Politécnico de Santarém

No próximo dia 10 de Setembro, pelas 15h30, realizar-se-á a tomada de posse do Presidente do IPSantarém, José Mira Villas Boas Potes. A cerimónia…

Casa do Brasil acolhe sessão sobre “Direitos dos Consumidores Migrantes”

O Município de Santarém, em parceria com a DECO, vai realizar no próximo dia 07 de Dezembro, às 10h00, uma sessão de esclarecimento intitulada…

“O meu sucesso advém do professor que tive, o meu pai”

Ligada à firma J.M. Cordeiro, que se dedica à comercialização de combustíveis, gás, petróleos e lubrificantes há vários anos, Rosário Cordeiro herdou do pai,…

Tribunal da Concorrência absolve Zurich e Lusitânia no processo do cartel das seguradoras

O Tribunal da Concorrência absolveu hoje a Zurich e a Lusitânia das coimas aplicadas pela Autoridade da Concorrência (AdC), no processo em que a…