Quinta-feira de Ascensão, na sua dualidade religiosa e pagã, foi a festividade adoptada pelo povo de Almeirim para celebrar a fertilidade dos seus campos.

Para assinalar o dia da ascensão, a tradição pede que se recolham espigas e flores para ornamentar um ramo, que depois é guardado atrás da porta de entrada, até ao ano seguinte.

O ramo deve conter espigas que representam o pão, malmequeres, que representam ouro e prata, papoilas, que representam amor e vida, ramos de oliveiras, que representam azeite, paz e luz, ramos da videira, que trazem vinho e alegria, e alecrim, que representa saúde e força.

Num passado muito recente, nesta data era comum ver-se nos campos à volta de Almeirim, famílias acompanhadas das suas cestas de piquenique a escolherem a melhor sombra, para poderem almoçar e lanchar com calma e alegria.

Hoje em dia, o Parque da Zona Norte, os Jardins da Biblioteca, o Porto dos Cucos em Benfica do Ribatejo e o parque de merendas de Raposa, são os locais mais apreciados para os tradicionais encontros.

Por ter um cunho popular e ser um dia festejado com carinho pela maioria dos habitantes do concelho desde tempos remotos, foi recomendado pela Assembleia Municipal considerar a Quinta-feira da Ascensão como Feriado Municipal.

Leia também...

Serviço de Transportes a pedido arranca em Alpiarça

O USO arranca no concelho de Alpiarça no dia 1 de Janeiro de 2024 e será alargado aos restantes concelhos da Lezíria do Tejo…

“Pão pão, queijo queijo” no Centro Cultural Regional

O Centro Cultural Regional de Santarém promove, no sábado à tarde, o evento “Pão pão, queijo, queijo”, com o objectivo de “sensibilizar os consumidores…

António Paulo prepara candidatura independente à Câmara de Santarém

O cidadão escalabitano António Paulo pretende apresentar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Santarém, nas próximas eleições autárquicas de Outubro. António Paulo, aposentado…

Semana Santa de Sardoal inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

A Semana Santa e Festa do Espírito Santo em Sardoal foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, anunciou hoje a Direção-Geral do…