Quinta-feira de Ascensão, na sua dualidade religiosa e pagã, foi a festividade adoptada pelo povo de Almeirim para celebrar a fertilidade dos seus campos.

Para assinalar o dia da ascensão, a tradição pede que se recolham espigas e flores para ornamentar um ramo, que depois é guardado atrás da porta de entrada, até ao ano seguinte.

O ramo deve conter espigas que representam o pão, malmequeres, que representam ouro e prata, papoilas, que representam amor e vida, ramos de oliveiras, que representam azeite, paz e luz, ramos da videira, que trazem vinho e alegria, e alecrim, que representa saúde e força.

Num passado muito recente, nesta data era comum ver-se nos campos à volta de Almeirim, famílias acompanhadas das suas cestas de piquenique a escolherem a melhor sombra, para poderem almoçar e lanchar com calma e alegria.

Hoje em dia, o Parque da Zona Norte, os Jardins da Biblioteca, o Porto dos Cucos em Benfica do Ribatejo e o parque de merendas de Raposa, são os locais mais apreciados para os tradicionais encontros.

Por ter um cunho popular e ser um dia festejado com carinho pela maioria dos habitantes do concelho desde tempos remotos, foi recomendado pela Assembleia Municipal considerar a Quinta-feira da Ascensão como Feriado Municipal.

Leia também...

Fisco alerta para ‘emails’ falsos sobre reembolsos do IRS

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a existências de ‘emails’ fraudulentos que estão a ser enviados, solicitando dados bancários para posterior…

Despiste na A1 provoca três feridos, um deles grave

Um despiste de de uma viatura ligeira de passageiros provocou três feridos, um deles com gravidade, na tarde deste domingo, 22 de Agosto, ao…

Águas de Santarém actualiza tarifário para financiar investimentos

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na reunião extraordinária de 29 de Dezembro, realizada por videoconferência, a actualização do tarifário da empresa municipal Águas…

Cerca de 30 concelhos do interior Centro e Algarve em perigo máximo de incêndio

Cerca de 30 concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo…