O encontro anual “Em Tomar a Aprender” teve a sua parte inicial realizada na quinta-feira, dia 5 de Setembro, na parte da manhã no Cineteatro Paraíso. Este evento, que se estende por dois dias, marca o início do ano lectivo e dá as boas-vindas a um grupo diversificado de profissionais que desempenham um papel crucial no futuro das crianças e jovens de Tomar; no primeiro dia são recebidos professores e educadores, e no segundo dia, são recebidos os trabalhadores não docentes das escolas do concelho.

Iniciativa do Município de Tomar e do Centro de Formação de Professores “Os Templários”, em parceria com os Agrupamentos de Escolas Nuno de Santa Maria e Templários, com a Escola Profissional de Tomar e ainda com a Escola João de Deus, ontem, cerca de 400 professores e educadores do pré-escolar e ensino básico, secundário e artístico foram recebidos por Hugo Cristóvão presidente da Câmara Municipal e pelos dirigentes das respectivas instituições.

A sessão teve início com uma demonstração artística do Ginásio Clube de Tomar, uma das diversas colectividades do concelho.

Esta ocasião foi ainda palco para a realização de uma homenagem aos professores aposentados em 2023/2024 e também uma homenagem especial à professora Agripina Vieira, diretora do Centro de Formação “Os Templários” até 2023/2024.

Seguiu-se a intervenção de Joana Simões Piedade com a palestra “Migrações e interculturalidades em contexto escolar”, um tema da atualidade e um dos mais relevantes fenómenos sociais contemporâneos, devido ao impacto que a mobilidade humana tem nas sociedades, e mais concretamente no meio escolar.

A manhã foi encerrada por Eduardo Madeira com um espetáculo de humor, que incluiu apontamentos musicais e abriu o apetite para o almoço-convívio, que decorreu na Escola Secundária Jácome Ratton.

Leia também...

Escolas do concelho de Santarém sem abandono escolar nos últimos quatro anos

Os Agrupamentos de Escola do concelho de Santarém registaram pelo quarto ano consecutivo uma taxa zero de abandono escolar por parte dos estudantes. Nos…

“Há muitos receios e a gestão do medo e da insegurança é complexa”

Ana Cláudia Cohen – Directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena Como é que a Escola preparou este regresso às aulas presenciais?Dia 18 assinalou…

Politécnico de Santarém abre curso para estudantes com deficiência intelectual

A Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), que faz parte do Instituto Politécnico, abriu este ano lectivo uma formação de educação inclusiva, com…

Escola Básica de Azambuja inicia construção da cobertura do campo de jogos

Investimento de 371 mil euros conta com o financiamento FEDER e pretende proporcionar melhores condições aos alunos, para a prática desportiva. Desenvolver as aulas…