O encontro anual “Em Tomar a Aprender” teve a sua parte inicial realizada na quinta-feira, dia 5 de Setembro, na parte da manhã no Cineteatro Paraíso. Este evento, que se estende por dois dias, marca o início do ano lectivo e dá as boas-vindas a um grupo diversificado de profissionais que desempenham um papel crucial no futuro das crianças e jovens de Tomar; no primeiro dia são recebidos professores e educadores, e no segundo dia, são recebidos os trabalhadores não docentes das escolas do concelho.
Iniciativa do Município de Tomar e do Centro de Formação de Professores “Os Templários”, em parceria com os Agrupamentos de Escolas Nuno de Santa Maria e Templários, com a Escola Profissional de Tomar e ainda com a Escola João de Deus, ontem, cerca de 400 professores e educadores do pré-escolar e ensino básico, secundário e artístico foram recebidos por Hugo Cristóvão presidente da Câmara Municipal e pelos dirigentes das respectivas instituições.
A sessão teve início com uma demonstração artística do Ginásio Clube de Tomar, uma das diversas colectividades do concelho.
Esta ocasião foi ainda palco para a realização de uma homenagem aos professores aposentados em 2023/2024 e também uma homenagem especial à professora Agripina Vieira, diretora do Centro de Formação “Os Templários” até 2023/2024.
Seguiu-se a intervenção de Joana Simões Piedade com a palestra “Migrações e interculturalidades em contexto escolar”, um tema da atualidade e um dos mais relevantes fenómenos sociais contemporâneos, devido ao impacto que a mobilidade humana tem nas sociedades, e mais concretamente no meio escolar.
A manhã foi encerrada por Eduardo Madeira com um espetáculo de humor, que incluiu apontamentos musicais e abriu o apetite para o almoço-convívio, que decorreu na Escola Secundária Jácome Ratton.