A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) está a investir mais de meio milhão de euros em Zonas de Medição e Controlo (ZMC) para combater as perdas de água no sistema de abastecimento.

Segundo a empresa, neste momento já estão instaladas 55 ZMC e prevê-se que sejam implementadas em 100 locais a medição de caudais na rede de abastecimento de água até ao final do ano.

As ZMC estão associadas ao sistema de telegestão que permite acesso à informação real sobre o estado dos reservatórios e da quantidade de água armazenada. Através de tecnologias que enviam informação remotamente, os operadores e técnicos da AR recebem alertas na hora para as perdas de água, seja por rotura ou utilização anómala, e consequentes reduções dos volumes de água armazenada.

É desta forma que as equipas de detecção de fugas conseguem actuar de imediato e localizar os locais de perda antes destas se tornarem visíveis na via pública e minorando de forma significativa o desperdício de água e o consequente efluente a encaminhar para as ETAR.

Ainda segundo a Águas do Ribatejo, o investimento em ZMC é superior a meio milhão de euros, suportado por capitais próprios da AR e fundos comunitários, a que se junta o custo das substituições e reabilitações de captações, reservatórios, estações elevatórias e redes mais antigas e debilitadas.

O plano de trabalhos da empresa prevê que no final de 2024 existam 132 ZMC no universo dos sete municípios que integram a AR.

Leia também...

NERSANT sensibiliza PME para potencial das nanotecnologias

A NERSANT vai realizar um workshop gratuito sobre os novos materiais e…

Carteiros de Santarém exigem reforços e melhores condições e marcam greve para Outubro

Greve total nos dias 6, 7 e 8 de Outubro.

Prémio Jovem Agricultor promovido pela CONSULAI e CAP entregue hoje na FNA

Manuel Grave da sociedade agrícola Gravera Lda. foi o vencedor do Prémio…

XII ExpoAlcanede / XVI Mostra Gastronómica dá a conhecer a freguesia até dia 22 de Setembro

A XII ExpoAlcanede / XVI Mostra Gastronómica foi inaugurada na quinta-feira, dia…