Uma empresa californiana vai investir 25 milhões de euros na construção de uma base logística no município de Santarém, junto ao acesso à autoestrada 1 (A1), com a conclusão do projecto prevista para o terceiro trimestre de 2025.

O projecto da Panattoni prevê a construção de um armazém multi-inquilino com uma superfície bruta alugável de 34.344 metros quadrados e contará com 48 docas de carga e descarga, 35 metros de cais de manobra, altura livre de 10,6 metros e potência elétrica de 800 kW em todo o parque.

Em declarações à Lusa, Pedro Almeida, sócio gerente do Fort Projects, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, a nova infraestrutura terá um “impacto muito significativo” na região de Santarém, nomeadamente na criação de novos postos de trabalho.

“Estamos a falar de dezenas de postos de trabalho e vai beneficiar também empresas mais pequenas localizadas nesta região. No meu ponto de vista, este projecto poderá ser uma referência para novas construções na região”, defendeu.

Segundo o responsável, os locais onde normalmente costumam ser construídas estas plataformas logísticas “estavam esgotados” e iniciou-se uma procura por novas localizações, tendo Santarém surgido como uma localização “estratégica” devido às acessibilidades.

“Estas plataformas têm de estar próximas das autoestradas, caso contrário têm um impacto muito significativo nas populações. Santarém, desse ponto de vista, é excelente porque tem um acesso direto à autoestrada”, afirmou.

No ‘site’ oficial da Panattoni é referido que o município de Santarém foi escolhido por estar “estrategicamente situado” junto à A1 e pela sua proximidade a Azambuja, “onde se encontram as maiores plataformas logísticas do país”.

Também em declarações à Lusa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, adiantou que o concelho “está a ser cada vez mais procurado pelas empresas pela sua localização geográfica” e é “muito requisitado pela componente industrial”.

Sobre este projecto em concreto, o autarca salientou que irá criar riqueza e ajudará a “fixar pessoas na região”, através de novos postos de trabalho.

Segundo a empresa, o projecto “já começou com o início da fase de movimentação de terras e prevê-se que esteja pronto no terceiro trimestre de 2025”. 

Este é o terceiro projecto da empresa californiana em Portugal, que tem atualmente duas construções em desenvolvimento, em Valongo (distrito do Porto) e em Santa Iria de Azoia (distrito de Lisboa). 

A Panattoni é uma empresas privada de promotores imobiliários criada em 1986 na Califórnia, nos Estados Unidos da América, e desde 2005 que opera na Europa. 

Leia também...

Museu Municipal Carlos Reis distinguido nos Prémios APOM

O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, recebeu um prémio e três menções honrosas na cerimónia de entrega dos prémios APOM – Associação…

Festival da Terceira Idade assinala Dia dos Avós em Pernes

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes vai juntar, no próximo dia 30 de Setembro, meio milhar de utentes de instituições de vários pontos…

Reunião entre associação de vítimas e Igreja cria “canal aberto” sobre questão dos abusos

A Associação Coração Silenciado, que representa vítimas de abuso no seio da Igreja, considerou que a reunião hoje tida em Fátima com a Conferência…

Incêndios: Governo cria incentivos fiscais para operações na floresta

O Governo quer majorar em 140 por cento as despesas relacionadas com a floresta para efeitos de IRS e de IRC, depois de ter…