Descobrir oportunidades de negócio na Economia Circular foi o tema de um workshop realizado pela NERSANT no dia 10 de Setembro. O tema interessou a várias empresas da região, que compareceram na Startup de Santarém, com o intuito de perceberem como podem vir a rentabilizar e valorizar os resíduos que produzem no âmbito da sua actividade. A abertura deste workshop e o enquadramento foi feita pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, entidade co-promotora do projecto Lezíria+Sustentável.

Coube à NERSANT a apresentação do projecto Lezíria+Sustentável, que pretende actuar sobre um conjunto de lacunas e oportunidades identificadas na área da sustentabilidade, criando actividades e ferramentas que contribuam para o reforço da capacidade empresarial das PME’s.

Seguiu-se a apresentação de vários casos concretos protagonizados por empreendedores e por empresas que criaram produtos de valor acrescentado produzidos a partir da utilização de resíduos, na óptica do tema de circularidade “Resíduos são Produtos”, para os sectores com relevância na região – em particular para a Agroindústria, a Metalomecânica, Transportes e Logística e Ambiente e Resíduos.

Foi depois aprofundado o tema da Rentabilidade Sustentável: Oportunidades para o sector do Resíduos, com a apresentação e análise de vários exemplos de empresas internacionais que já fazem este aproveitamento. Todas as empresas participantes neste workshop foram depois convidadas a participar num exercício prático onde foram desafiadas a encontrar oportunidades dentro dos seus sectores de negócio, tendo sido utilizada a ferramenta da Circular Design Guide para co-criação de oportunidades de circularidade. O objectivo deste exercício foi demonstrar a todos os participantes que a simbiose entre rentabilidade e sustentabilidade, pode trazer valor acrescido para a actividade empresarial, objectivo que foi plenamente conseguido.

De recordar que este workshop foi uma das actividades previstas no projecto Lezíria+Sustentável que a NERSANT está a executar em co-promoção com a CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, sendo co-financiado pelo Alentejo 2020. Um dos objectivos deste projecto é contribuir para a criação de modelos de negócios mais sustentáveis, apostando na pro-actividade através da criação de produtos, serviços e modelos de negócio onde a sustentabilidade seja vista como um factor de criação de valor e não como um constrangimento.

Leia também...

VÍDEO | Agrogarante promove debate “Inovação e Competitividade” na FNA

A Agrogarante – Sociedade de Garantia Mútua dinamizou na tarde de terça-feira, dia 11 de Junho, o Forum “Conversas de Agricultura em Santarém”, subordinado…

Lojistas em Fátima esperam que visita relâmpago do Papa anime comércio

A visita relâmpago do Papa Francisco ao Santuário de Fátima no dia 05 de Agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), faz…

Adega de Almeirim reabre após período de quarentena

A Adega Cooperativa de Almeirim reabriu esta quarta-feira, 1 de Abril, depois de um período de quarentena, devido a ter sido detectado um caso…

Coruche recebe investimento de 380 milhões de euros em central de energia fotovoltaica

Com capacidade de produção de 420 MW.