A cooperativa AgroAlpiarça, da qual a Câmara Municipal de Alpiarça detém 99,87% poderá encerrar portas. O assunto foi debatido durante a reunião do executivo camarário na manhã de quinta-feira, 8 de Setembro.

O assunto foi chamado à reunião pelo vereador da CDU (Coligação Democrática Unitária) João Arraiolos, que deu nota de circularem rumores que a cooperativa estaria muito perto de encerrar portas. A presidente da Câmara, Sónia Sanfona, explicou que a situação está a ser avaliada ao pormenor e que já houve uma reunião entre os serviços financeiros da autarquia e o Revisor Oficial de Contas da cooperativa para entender a situação financeira em que a AgroAlpiarça se encontra. A autarca avançou que o Tribunal de Contas tem exigido “o cumprimento de normativas legais e a adopção de medidas para diminuir os encargos do município com a AgroAlpiarça”.

Segundo o actual presidente da cooperativa, Jorge Freitas, que é também vereador eleito pelo Partido Socialista, a AgroAlpiarça apresentava, a 31 de Dezembro de 2021, um passivo de 827.213,75 euros. Face aos valores elevados em dívida e aos custos inerentes à campanha de vindima, a autarquia decidiu alienar as uvas a uma empresa privada. “Não há liquidez para suportar os custos de uma vindima”.

A autarca explicou ainda que nenhuma decisão está tomada, até porque, segundo a legislação das cooperativas, a apesar da Câmara Municipal deter a grande maioria da AgroAlpiarça, tem direito apenas a um voto em assembleia geral, assim como os outros 9 cooperantes que detém 0,13%. Ainda assim a autarca garantiu que a decisão que for tomada no futuro será, no seu entender, a que melhor defende os interesses do município.

Leia a notícia completa na edição impressa de 16 de Setembro do Correio do Ribatejo

Leia também...

“Santarém vai ser das cidades médias que mais vai crescer em Portugal”

Autarcas da região ouvidos pelo Correio do Ribatejo dizem ser necessário inverter perda populacional.

Tribunal da Concorrência de Santarém fixa cauções aos clubes multados pela AdC

O Tribunal da Concorrência fixou hoje a prestação de cauções pelas sociedades desportivas que recorreram das coimas aplicadas pela Autoridade da Concorrência (AdC) por…

Exposição no WShopping homenageia vida e obra de Chona

O centro comercial W Shopping, em Santarém, tem patente até 17 de Outubro uma exposição de homenagem a Carlos Oliveira, figura de relevo na…

Ricardo Gonçalves satisfeito com anúncio de referendo sobre regionalização

O presidente da Câmara de Santarém ouviu “com grande satisfação” a assunção do compromisso por parte do primeiro-ministro e do Presidente da República de…