A Federação Portuguesa de Ciclismo anunciou, recentemente, que o Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, se vai realizar nos dias 2 e 3 de Outubro, em Almeirim, passando do Verão para o início de Outono.
Segundo o organismo, a mudança de data, daquele que é um dos pontos dos altos da época velocipédica em Portugal, visa respeitar o espírito do Encontro Nacional de Escolas, que vai muito para além de um evento desportivo. A iniciativa realiza-se durante um fim-de-semana completo de convívio, desportivismo e animação entre jovens praticantes, clubes, comunidade local e familiares dos participantes.
“Dada a situação pandémica, é mais prudente organizar o Encontro numa altura em que, através da vacinação e da evolução epidemiológica, é mais provável a realização do evento em condições mais próximas da normalidade”, refere uma nota da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Também no calendário das escolas de ciclismo, está o Encontro Inter-Regional, no dia 10 de Julho, organizado pela Associação de Ciclismo de Santarém.
Além dos Encontros Inter-Regionais e do Encontro Nacional, o calendário das escolas conta com avaliações de capacidades dos jovens ciclistas, que permitem acompanhar o desenvolvimento dos ciclistas desde momentos precoces de prática da modalidade.
Nos dias 26 e 27 de Junho irão realizar-se avaliações nas escolas da zona norte, no fim de semana seguinte será a vez dos ciclistas das escolas da zona sul, que volta às avaliações nos dias 18 e 19 de Setembro. Em 25 e 26 desse mês acontecem as últimas avaliações do ano para as escolas da zona norte.