O departamento de Urgência do Hospital Distrital de Santarém (HDS) promoveu na sexta-feira, um curso intitulado “Triagem de Prioridades na Urgência”, destinado a enfermeiros da Urgência Geral e Pediátrica da unidade hospitalar.

Segundo Paula Lino, enfermeira coordenadora do Departamento de Urgência, esta acção de formação visa “conferir competência para o exercício de triagem segundo a metodologia de Manchester”. A responsável conta que esta formação é realizada desde 2002 com implementação do Protocolo de Triagem de Manchester no HDS e que a realização do mesmo depende das necessidades vigentes.

Nesta altura, justifica-se não apenas pelas mudanças que vão ocorrendo nas equipas, mas também na própria organização das urgências, que actualmente se dividem em áreas dedicadas a doentes respiratórios, incluindo aqueles com suspeita de Covid-19 (adultos e crianças), e Urgência Geral e Pediátrica.

O curso é ministrado por formadores/auditores do Protocolo de Triagem de Manchester do Departamento de Urgência do HDS certificados pelo Grupo Português de Triagem. O programa é composto por sessões teóricas e teórico/práticas com especial ênfase na análise de casos clínicos.

Desde o início da implementação do Protocolo de Triagem de Manchester no Departamento de Urgência do HDS que os postos de triagem são assegurados por enfermeiros.

Leia também...

Hospital de Santarém na vanguarda do tratamento da SIDA

A Organização das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA) definiu três metas…
Foto de Arquivo

Utentes do hospital de Torres Novas congratulam-se com aquisição de equipamento

A Comissão de Utentes do hospital de Torres Novas congratulou-se pelo início…

Centro Hospitalar do Médio Tejo recebe 10 milhões de euros para pagamento de dívida

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, obteve um reforço de verba…

ACES Lezíria quer iniciar vacinação da população em Fevereiro

O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria vai abrir centros de…