O executivo municipal aprovou, a 4 de Janeiro, sob proposta do presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, mais um conjunto de medidas económicas e sociais para apoiar a recuperação de diferentes sectores da sociedade face às perdas resultantes da pandemia de Covid-19, que vêm reforçar de intervenção do município.

Recorde-se que havia sido lançado um primeiro pacote de medidas de apoio às famílias, à actividade económica e às associações e IPSS do concelho logo no início da pandemia. Neste momento, a Câmara Municipal sentiu a necessidade de prorrogar algumas e criar mais medidas para o período entre Janeiro e Abril de 2021, tendo em conta a evolução da própria pandemia e os constrangimentos que continua a criar em alguns sectores. Estas medidas representam previsivelmente um valor superior a 75.000€.

No que concerne ao abastecimento de água, saneamento e resíduos mantém-se o diferimento do pagamento, sem encargos e em caso de necessidade, das facturas de Janeiro a Abril de 2021 para os consumidores domésticos e não domésticos.

Mantém também, para o mesmo período, a isenção total das facturas associadas a estes serviços para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, IPSS e associações e colectividades do concelho.

Definiu ainda a isenção da tarifa fixa aos estabelecimentos encerrados em resultado da pandemia, durante o período de encerramento.

Isentou também os operadores económicos do pagamento de taxas de ocupação do espaço público (esplanadas, toldos, guarda-ventos e reclamos) no primeiro semestre de 2021.

No apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, além da manutenção do Fundo de Apoio Social de Emergência, reforçou o montante para aquisição de cabazes de bens alimentares em 20.000€.

Aprovou ainda a redução em 50% do valor das rendas dos espaços municipais concessionados e igual redução para os valores dos terrados do mercado semanal e grossista para o período referido.

A proposta aprovada mantém ainda o pagamento ao CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento dos encargos com o fornecimento de géneros e das refeições aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, não cobertos pela entidade ou pela Segurança Social. Assim como a isenção da utilização do Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça Salgueiro Maia e do TURE – Transportes Urbanos do Entroncamento para os profissionais de saúde, de segurança pública e de socorro.

Leia também...

Festival da Sopa da Pedra regressa a 30 de agosto

O Festival da Sopa da Pedra regressa a Almeirim de 30 de agosto a 03 de setembro, no Parque das Tílias, contando com concertos…

Alcanena recebe Mostra Anual dos Artistas Plásticos

Integrada nas comemorações do 111º Aniversário da Fundação do Concelho, teve lugar, na tarde do dia 10 de maio, no Artspace João Carvalho, a…

Ferramentas de Apostas na Betano: O Que Utilizar?

As odds competitivas são um dos principais fatores que explicam o sucesso da Betano em Portugal. Porém, a marca ainda se distingue da concorrência…

APA está a averiguar cumprimento das descargas de empresa de processamento de tomate

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) mandou colher amostras junto à empresa de processamento de tomate localizada em S. João da Ribeira, no concelho…