O executivo municipal aprovou, a 4 de Janeiro, sob proposta do presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, mais um conjunto de medidas económicas e sociais para apoiar a recuperação de diferentes sectores da sociedade face às perdas resultantes da pandemia de Covid-19, que vêm reforçar de intervenção do município.

Recorde-se que havia sido lançado um primeiro pacote de medidas de apoio às famílias, à actividade económica e às associações e IPSS do concelho logo no início da pandemia. Neste momento, a Câmara Municipal sentiu a necessidade de prorrogar algumas e criar mais medidas para o período entre Janeiro e Abril de 2021, tendo em conta a evolução da própria pandemia e os constrangimentos que continua a criar em alguns sectores. Estas medidas representam previsivelmente um valor superior a 75.000€.

No que concerne ao abastecimento de água, saneamento e resíduos mantém-se o diferimento do pagamento, sem encargos e em caso de necessidade, das facturas de Janeiro a Abril de 2021 para os consumidores domésticos e não domésticos.

Mantém também, para o mesmo período, a isenção total das facturas associadas a estes serviços para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, IPSS e associações e colectividades do concelho.

Definiu ainda a isenção da tarifa fixa aos estabelecimentos encerrados em resultado da pandemia, durante o período de encerramento.

Isentou também os operadores económicos do pagamento de taxas de ocupação do espaço público (esplanadas, toldos, guarda-ventos e reclamos) no primeiro semestre de 2021.

No apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, além da manutenção do Fundo de Apoio Social de Emergência, reforçou o montante para aquisição de cabazes de bens alimentares em 20.000€.

Aprovou ainda a redução em 50% do valor das rendas dos espaços municipais concessionados e igual redução para os valores dos terrados do mercado semanal e grossista para o período referido.

A proposta aprovada mantém ainda o pagamento ao CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento dos encargos com o fornecimento de géneros e das refeições aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, não cobertos pela entidade ou pela Segurança Social. Assim como a isenção da utilização do Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça Salgueiro Maia e do TURE – Transportes Urbanos do Entroncamento para os profissionais de saúde, de segurança pública e de socorro.

Leia também...

CNCS aconselha população a não instalar a aplicação COVID-19 Tracker

O Centro Nacional de Cibersegurança alerta para não confiar nem instalar a aplicação COVID-19 Tracker no telemóvel, por se tratar de um “esquema de…

Bruxelas atualiza medidas contra gripe aviária, incluindo em Santarém

A Comissão Europeia atualizou hoje as medidas contra a gripe das aves, após 60 novos focos da doença, incluindo um em Portugal, no distrito…

Aeroporto: Regiões de Leiria e de Coimbra, Médio Tejo e Beira Baixa defendem Santarém como escolha ideal 

As comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e de Coimbra, e também do Médio Tejo e da Beira Baixa defenderam hoje, numa declaração…

Morreu Octávio Félix de Oliveira, presidente do Instituto da Segurança Social

Octávio Félix de Oliveira, presidente do Instituto da Segurança Social (ISS) e ex-secretário de Estado do Emprego de Passos Coelho, morreu ontem, terça-feira, dia…