O executivo municipal aprovou, a 4 de Janeiro, sob proposta do presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, mais um conjunto de medidas económicas e sociais para apoiar a recuperação de diferentes sectores da sociedade face às perdas resultantes da pandemia de Covid-19, que vêm reforçar de intervenção do município.

Recorde-se que havia sido lançado um primeiro pacote de medidas de apoio às famílias, à actividade económica e às associações e IPSS do concelho logo no início da pandemia. Neste momento, a Câmara Municipal sentiu a necessidade de prorrogar algumas e criar mais medidas para o período entre Janeiro e Abril de 2021, tendo em conta a evolução da própria pandemia e os constrangimentos que continua a criar em alguns sectores. Estas medidas representam previsivelmente um valor superior a 75.000€.

No que concerne ao abastecimento de água, saneamento e resíduos mantém-se o diferimento do pagamento, sem encargos e em caso de necessidade, das facturas de Janeiro a Abril de 2021 para os consumidores domésticos e não domésticos.

Mantém também, para o mesmo período, a isenção total das facturas associadas a estes serviços para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, IPSS e associações e colectividades do concelho.

Definiu ainda a isenção da tarifa fixa aos estabelecimentos encerrados em resultado da pandemia, durante o período de encerramento.

Isentou também os operadores económicos do pagamento de taxas de ocupação do espaço público (esplanadas, toldos, guarda-ventos e reclamos) no primeiro semestre de 2021.

No apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, além da manutenção do Fundo de Apoio Social de Emergência, reforçou o montante para aquisição de cabazes de bens alimentares em 20.000€.

Aprovou ainda a redução em 50% do valor das rendas dos espaços municipais concessionados e igual redução para os valores dos terrados do mercado semanal e grossista para o período referido.

A proposta aprovada mantém ainda o pagamento ao CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento dos encargos com o fornecimento de géneros e das refeições aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, não cobertos pela entidade ou pela Segurança Social. Assim como a isenção da utilização do Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça Salgueiro Maia e do TURE – Transportes Urbanos do Entroncamento para os profissionais de saúde, de segurança pública e de socorro.

Leia também...

Faleceu Ezequiel Correia, figura do desporto em Santarém

Ezequiel Correia faleceu no passado domingo, 31 de Janeiro, vítima de doença prolongada. Pessoa muito querida no universo desportivo da cidade, sobretudo em clubes…

Santarém apela à votação na Oliveira de Casais de São Brás para a eleição da “Árvore Portuguesa de 2023”

O Município de Santarém apresentou uma candidatura ao concurso “Árvore Portuguesa de 2023”, com a Oliveira de Casais de São Brás, na União de…

Alentejo e Ribatejo ‘Destino nacional convidado’ da BTL 2025

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo estará presente na próxima edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa como ‘Destino…

Chefe do Estado-Maior da Força Aérea pede que se decida localização do Aeroporto

O Chefe de Estado-Maior da Força Aérea reconheceu hoje que tanto Montijo como o Campo de Tiro de Alcochete são unidades importantes para aquele…