O municipio do Entroncamento associou-se à petição dirigida à Assembleia da República com vista à criação do “Dia Nacional do Ferroviário”. A proposta refere 28 de Outubro como data para assinalar o “Dia Nacional do Ferroviário”, dia do ano de 1856 em que se realizou a primeira viagem de comboio em Portugal entre Lisboa e o Carregado, num trajecto de 37 Km.

Com a criação desta data, o primeiro subscritor, a empresa Medway, pretende celebrar um sector histórico fundamental para o País e homenagear todos os que trabalham e já trabalharam nos caminhos-de-ferro portugueses.

Para o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, esta iniciativa “deve merecer total adesão do Município. Somos a cidade ferroviária por excelência, esta é também uma justa homenagem aos trabalhadores dos Caminhos de Ferro que estão na génese do nosso concelho e de um novo paradigma de mobilidade e desenvolvimento do nosso país”.

A petição pela criação do Dia Nacional do Ferroviário em Portugal tem uma versão online, que pode ser subscrita em https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT95862

Leia também...

Festival Guitarra D’Alma adapta-se aos tempos de pandemia com redução de espectáculos

O Festival Guitarra D’Alma realiza-se, este ano, entre os dia 6 e…

“Um livro é sempre o melhor amigo, o melhor conselheiro, o melhor mestre”

A obra “Fruto da Sociedade”, do autor escalabitano Victor Gomes, é uma…

Tomar celebra os 115 anos do nascimento de Lopes-Graça

O compositor Fernando Lopes-Graça é evocado, em Tomar, a partir do próximo…

1800 artistas e profissionais da tauromaquia exigem medidas de apoio

Cerca de 1800 artistas e profissionais da tauromaquia dirigiram uma “carta aberta”…