O espaço “Cá da Terra”, em Sardoal, tem patente de 19 de Julho a 31 de Agosto a Exposição “Paróquia de Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária”. A inauguração decorre no dia 19 de Julho, pelas 18h30.

De 1917 a 2017, são cerca de 40 as datas, com as respectivas fotografias e apontamentos históricos sobre a Paróquia de Santiago de Montalegre. Na tela, poderão ser apreciadas fotografias das cerimónias religiosas e festas pagãs, a antiga capela que remonta ao século XVIII ou o início da construção da actual Igreja, em 1932.

A Paróquia de Santiago de Montalegre foi instituída em 17 de Março de 1917, mas o procedimento para que tal se realizasse iniciou-se cerca de um ano antes, em Junho de 1916, quando deu entrada na Câmara Eclesiástica de Portalegre o processo de criação da Paróquia, na sequência de uma petição apresentada por Manuel Fernandes e João Rodrigues Batista, entre outros cidadãos.

A exposição pode ser visitada no horário do espaço “Cá da Terra”, de terça-feira a sábado, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…