O Entroncamento celebrou na sexta-feira, dia 24 de Novembro, o 78º aniversário da elevação a concelho. Um dia de aniversário marcado por momentos simbólicos que retratam a evolução deste concelho, criado a 24 de Novembro de 1945.

O dia iniciou com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho seguindo-se a Cerimónia Comemorativa de Aniversário, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram homenageados os funcionários do município que completaram 15, 25 e 35 anos de serviço, com a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, respectivamente.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, reforçou na sua intervenção “a ambição de uma cidade centrada nas pessoas, assente em valores de solidariedade, justiça, igualdade e liberdade.

“De uma cidade que responda às necessidades das pessoas, de forma sustentável e eficaz, socialmente inclusiva, competitiva, que promova uma utilização mais eficiente dos recursos e que responda aos desafios da transição climática e digital.”

Jorge Faria em dia de aniversário do concelho, apelou a uma participação cívica de todos na vida da comunidade e fez nota do “afastamento progressivo dos cidadãos e o uso de novos canais de comunicação por alguns indivíduos…promovendo a desinformação. Não podemos pactuar, temos de agir, de intervir activamente na vida da nossa cidade. Não permita que os outros tomem as decisões por si. A sua participação activa é fundamental, é imprescindível…”.

O Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes, destacou “a responsabilidade de pensar no concelho e mobilizar sinergias para proporcionar qualidade de vida aos nossos concidadãos…Qualquer autarca deverá sempre ter o dever de coerência e para maior credibilidade pensar e agir como se exercesse em cada momento a responsabilidade de governar.”

O dia de aniversário do concelho foi também escolhido para inaugurar na Galeria Municipal a Exposição de fotografia e Documental “A Estação do Entroncamento”.

Seguiu-se, no Parque Empresarial, o momento do descerramento da placa toponímica da Rua Cidade de Friedberg, uma nomeação simbólica, que pretende marcar as relações de amizade entre os dois municípios geminados, com a certeza que o futuro será de cooperação e relações bilaterais.

Foi também a data escolhida para inaugurar as esculturas realizadas no âmbito do II Simpósio de Escultura e que se encontram em espaços públicos do concelho, nomeadamente no Complexo do Bonito e na Estação Ferroviária.

Para encerrar as comemorações, o Cineteatro São João acolhe pelas 21h30, o teatro de revista “Passa por mim no Entroncamento” que marca a estreia da Carruagem 23 – Artes no Entroncamento.

Leia também...

“Compete às juventudes partidárias a aproximação dos jovens à política”

João Pedro Rabita, presidente da JS de Almeirim.

Homem detido por tráfico de estupefacientes em Almeirim

Um homem de 31 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no passado dia 10 de Julho, no concelho de Almeirim. No âmbito de…

Lisboa deve afirmar-se na economia azul e com Oeste e Vale do Tejo promover estratégia alimentar

O Programa Regional de Ordenamento do Território de Lisboa, Oeste e Vale do Tejo, a elaborar nos próximos 24 meses, deverá afirmar Lisboa como…

Orçamento Participativo de Sardoal recebe propostas até 31 de Março

O Orçamento Participativo do município de Sardoal, na sua terceira edição, tem candidaturas abertas até 31 de Março para acolher projectos até ao montante…