O Entroncamento celebrou na sexta-feira, dia 24 de Novembro, o 78º aniversário da elevação a concelho. Um dia de aniversário marcado por momentos simbólicos que retratam a evolução deste concelho, criado a 24 de Novembro de 1945.

O dia iniciou com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho seguindo-se a Cerimónia Comemorativa de Aniversário, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram homenageados os funcionários do município que completaram 15, 25 e 35 anos de serviço, com a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, respectivamente.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, reforçou na sua intervenção “a ambição de uma cidade centrada nas pessoas, assente em valores de solidariedade, justiça, igualdade e liberdade.

“De uma cidade que responda às necessidades das pessoas, de forma sustentável e eficaz, socialmente inclusiva, competitiva, que promova uma utilização mais eficiente dos recursos e que responda aos desafios da transição climática e digital.”

Jorge Faria em dia de aniversário do concelho, apelou a uma participação cívica de todos na vida da comunidade e fez nota do “afastamento progressivo dos cidadãos e o uso de novos canais de comunicação por alguns indivíduos…promovendo a desinformação. Não podemos pactuar, temos de agir, de intervir activamente na vida da nossa cidade. Não permita que os outros tomem as decisões por si. A sua participação activa é fundamental, é imprescindível…”.

O Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes, destacou “a responsabilidade de pensar no concelho e mobilizar sinergias para proporcionar qualidade de vida aos nossos concidadãos…Qualquer autarca deverá sempre ter o dever de coerência e para maior credibilidade pensar e agir como se exercesse em cada momento a responsabilidade de governar.”

O dia de aniversário do concelho foi também escolhido para inaugurar na Galeria Municipal a Exposição de fotografia e Documental “A Estação do Entroncamento”.

Seguiu-se, no Parque Empresarial, o momento do descerramento da placa toponímica da Rua Cidade de Friedberg, uma nomeação simbólica, que pretende marcar as relações de amizade entre os dois municípios geminados, com a certeza que o futuro será de cooperação e relações bilaterais.

Foi também a data escolhida para inaugurar as esculturas realizadas no âmbito do II Simpósio de Escultura e que se encontram em espaços públicos do concelho, nomeadamente no Complexo do Bonito e na Estação Ferroviária.

Para encerrar as comemorações, o Cineteatro São João acolhe pelas 21h30, o teatro de revista “Passa por mim no Entroncamento” que marca a estreia da Carruagem 23 – Artes no Entroncamento.

Leia também...

Carro embate em prédio em Santarém

Um carro que seguia na Av. Grupo de Forcados Amadores de Santarém despistou-se, subiu o passeio e embateu num prédio, na manhã deste domingo,…

Santarém cria plano para identificar e travar riscos de corrupção na autarquia

 A Câmara de Santarém elaborou um Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção com o objetivo de “identificar situações vulneráveis à corrupção” e aplicar medidas concretas…

Portugal com avisos até quarta-feira devido à chuva

Dezasseis distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores vão estar até quarta-feira com avisos laranja e amarelo devido à previsão de…

José Carlos Godinho apresenta livro na Biblioteca Municipal de Ourém

A Biblioteca Municipal de Ourém vai receber José Carlos Godinho para apresentar o seu mais recente livro “Como o fumo do comboio”, no próximo…