O Entroncamento celebrou na sexta-feira, dia 24 de Novembro, o 78º aniversário da elevação a concelho. Um dia de aniversário marcado por momentos simbólicos que retratam a evolução deste concelho, criado a 24 de Novembro de 1945.

O dia iniciou com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho seguindo-se a Cerimónia Comemorativa de Aniversário, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram homenageados os funcionários do município que completaram 15, 25 e 35 anos de serviço, com a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, respectivamente.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, reforçou na sua intervenção “a ambição de uma cidade centrada nas pessoas, assente em valores de solidariedade, justiça, igualdade e liberdade.

“De uma cidade que responda às necessidades das pessoas, de forma sustentável e eficaz, socialmente inclusiva, competitiva, que promova uma utilização mais eficiente dos recursos e que responda aos desafios da transição climática e digital.”

Jorge Faria em dia de aniversário do concelho, apelou a uma participação cívica de todos na vida da comunidade e fez nota do “afastamento progressivo dos cidadãos e o uso de novos canais de comunicação por alguns indivíduos…promovendo a desinformação. Não podemos pactuar, temos de agir, de intervir activamente na vida da nossa cidade. Não permita que os outros tomem as decisões por si. A sua participação activa é fundamental, é imprescindível…”.

O Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes, destacou “a responsabilidade de pensar no concelho e mobilizar sinergias para proporcionar qualidade de vida aos nossos concidadãos…Qualquer autarca deverá sempre ter o dever de coerência e para maior credibilidade pensar e agir como se exercesse em cada momento a responsabilidade de governar.”

O dia de aniversário do concelho foi também escolhido para inaugurar na Galeria Municipal a Exposição de fotografia e Documental “A Estação do Entroncamento”.

Seguiu-se, no Parque Empresarial, o momento do descerramento da placa toponímica da Rua Cidade de Friedberg, uma nomeação simbólica, que pretende marcar as relações de amizade entre os dois municípios geminados, com a certeza que o futuro será de cooperação e relações bilaterais.

Foi também a data escolhida para inaugurar as esculturas realizadas no âmbito do II Simpósio de Escultura e que se encontram em espaços públicos do concelho, nomeadamente no Complexo do Bonito e na Estação Ferroviária.

Para encerrar as comemorações, o Cineteatro São João acolhe pelas 21h30, o teatro de revista “Passa por mim no Entroncamento” que marca a estreia da Carruagem 23 – Artes no Entroncamento.

Leia também...

Presidente da Junta de Mouriscas detido por alegados crimes de peculato

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no dia 14 de Junho, um autarca do concelho de Abrantes pelo crime de peculato e peculato de uso,…

Diocese de Santarém recebe símbolos oficiais da JMJ

Os jovens da Diocese de Santarém receberam na passada quarta-feira, dia 31 de Maio, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entregues pela…

Cerca de 20 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo de incêndio

Cerca de 20 concelhos dos distritos de Bragança, Santarém, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português…

Santarém transfere cerca de dois milhões de euros por ano para as 19 freguesias do concelho

As 19 freguesias de Santarém vão receber quase dois milhões de euros por ano do Município, numa “das maiores operações de descentralização de recursos…