No passado sábado, dia 17 de maio, na Sala de Leitura do Bairro do Boneco, decorreu a assinatura do Contrato de Subconcessão de uso privativo deste edificado, a celebrar entre o Município do Entroncamento e a Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado.

A IP Património e o Município do Entroncamento, assinaram anteriormente um Contrato de Subconcessão de uso privativo do conjunto dos dois edificados do Bairro do Boneco, no qual foi transferido para o Município o direito de utilizar este espaço exclusivamente em prol da preservação das memórias coletivas da Ferrovia e do Concelho do Entroncamento.

Neste âmbito e de forma a cumprir o estabelecido, assinou-se o contrato de subconcessão com a Fundação Museu Nacional Ferroviário, cujo objeto se destina à Instalação do Centro Nacional de Documentação Ferroviária e outro acervo documental, assim como, de novos espaços museológicos e de ciência ligados à ferrovia e associados ao Museu.

A subconcessão terá a duração até 12 de agosto de 2072, conforme contrato inicial entre o Município e a IP Património, podendo ser renovada por períodos sucessivos de 15 anos, até ao limite de 2 renovações.

Ainda no mesmo dia, a Presidente da Câmara Municipal, Ilda Joaquim, marcou presença nas comemorações do 10º aniversário do Museu Nacional Ferroviário.

Leia também...

Convento de Cristo encerrado de 23 a 27 de Maio devido a rodagem de filme da Netflix

O Convento de Cristo, em Tomar, vai estar encerrado ao público de 23 a 27 de Maio, devido à rodagem da produção cinematográfica “Damsel”,…

Académica de Santarém recebe Formação de Treinadores com Selecionador Nacional

A Associação Académica de Santarém recebeu nas suas instalações a Formação de Treinadores organizada pela Associação de Ginástica Santarém com a Secção da Ginástica…

Centro de recuperação de feridos da guerra vai abrir no concelho de Ourém

Um centro de recuperação de feridos da guerra na Ucrânia vai abrir num antigo seminário na localidade de Aldeia Nova, concelho de Ourém, disse…

Médio Tejo organiza transporte e ajuda para refugiados

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) vai enviar quatro autocarros à Polónia para o transporte de refugiados ucranianos para Portugal, o primeiro dos…