A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou em reunião de câmara na terça-feira, dia 11 de Junho, o projecto de execução e as peças para o concurso público para a empreitada referente à “Estabilização das Margens da Albufeira do Parque do Bonito”.

Segundo uma nota do município, nos últimos anos, a albufeira do Parque Verde do Bonito “tem sofrido alguns problemas de estabilidade nas margens devido à erosão”.

Segundo a autarquia, torna-se “necessária e urgente uma intervenção estruturada nas margens de forma a garantir a segurança dos visitantes do Bonito e a maior longevidade das infraestruturas daquele espaço”, refere a mesma nota.

Na proposta de intervenção apresentada o obra tem como objectivos a remoção de espécies vegetais exóticas invasoras, a estabilidade de taludes e margens, o controlo de erosão e retenção de sedimentos em taludes e margens, a reabilitação ecológica, a melhoria do sistema de drenagem e a limpeza e recuperação das estruturas de madeira existentes.

Os trabalhos contemplam a utilização de técnicas de engenharia natural, as quais permitem solucionar problemas estruturais de estabilização geotécnica e hidráulica e projectam ecossistemas em equilíbrio dinâmico, ou seja, recorrendo à utilização de materiais construtivos vivos (sementes, plantas etc.), combinados com materiais naturais e artificiais, para obtenção de resultados eficazes e uma paisagem harmoniosa.

A empreitada terá um prazo de execução de 180 dias e representará um investimento do Município de cerca de 300 mil euros.

A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal e segue agora para aprovação da Assembleia Municipal.

Leia também...

Plano de Co-gestão do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros pode custar 76 ME

A proposta de Plano de Co-gestão do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros de Ourém…

AANA organiza “Passeio da Biodiversidade”

A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA) realizou o “Passeio da Biodiversidade”, no passado dia 25 de Outubro, uma iniciativa que contou…

Festival gastronómico nas Caneiras alerta para os predadores do Tejo e promove peixe do rio

Foi ontem inaugurada, ao final da tarde, nas Caneiras, em Santarém, a iniciativa ‘Tejo Com Vida’ promovida pela União de Freguesias da Cidade de…

Cidade de Fátima vai ter um parque verde

O lançamento do concurso público para a construção de um parque verde na cidade de Fátima, investimento de 300 mil euros, foi aprovado em…