A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou em reunião de câmara na terça-feira, dia 11 de Junho, o projecto de execução e as peças para o concurso público para a empreitada referente à “Estabilização das Margens da Albufeira do Parque do Bonito”.

Segundo uma nota do município, nos últimos anos, a albufeira do Parque Verde do Bonito “tem sofrido alguns problemas de estabilidade nas margens devido à erosão”.

Segundo a autarquia, torna-se “necessária e urgente uma intervenção estruturada nas margens de forma a garantir a segurança dos visitantes do Bonito e a maior longevidade das infraestruturas daquele espaço”, refere a mesma nota.

Na proposta de intervenção apresentada o obra tem como objectivos a remoção de espécies vegetais exóticas invasoras, a estabilidade de taludes e margens, o controlo de erosão e retenção de sedimentos em taludes e margens, a reabilitação ecológica, a melhoria do sistema de drenagem e a limpeza e recuperação das estruturas de madeira existentes.

Os trabalhos contemplam a utilização de técnicas de engenharia natural, as quais permitem solucionar problemas estruturais de estabilização geotécnica e hidráulica e projectam ecossistemas em equilíbrio dinâmico, ou seja, recorrendo à utilização de materiais construtivos vivos (sementes, plantas etc.), combinados com materiais naturais e artificiais, para obtenção de resultados eficazes e uma paisagem harmoniosa.

A empreitada terá um prazo de execução de 180 dias e representará um investimento do Município de cerca de 300 mil euros.

A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal e segue agora para aprovação da Assembleia Municipal.

Leia também...

Município vai plantar 500 árvores em 2020

 Câmara de Torres Novas aprovou na terça-feira, por unanimidade, uma proposta do Bloco de Esquerda para a plantação de 500 árvores no concelho em…

Tejo Energia quer Central do Pego a produzir energia através de biomassa, energia solar e eólica

O projecto da Tejo Energia submetido a concurso para a conversão da central do Pego, em Abrantes, prevê a produção de electricidade a partir…

BE pede ao Governo medidas urgentes para despoluição do Rio Nabão

O grupo parlamentar do BE recomendou hoje ao Governo a implementação de medidas urgentes para a despoluição e recuperação do Rio Nabão, que atravessa…

Bloco de Esquerda fala em má qualidade do Tejo e reclama de falta de informação e monitorização

O Bloco de Esquerda criticou a “má qualidade” do rio Tejo e mostrou “preocupação” com a “falta de informação sobre a monitorização dos efluentes”…