A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou em reunião de câmara na terça-feira, dia 11 de Junho, o projecto de execução e as peças para o concurso público para a empreitada referente à “Estabilização das Margens da Albufeira do Parque do Bonito”.

Segundo uma nota do município, nos últimos anos, a albufeira do Parque Verde do Bonito “tem sofrido alguns problemas de estabilidade nas margens devido à erosão”.

Segundo a autarquia, torna-se “necessária e urgente uma intervenção estruturada nas margens de forma a garantir a segurança dos visitantes do Bonito e a maior longevidade das infraestruturas daquele espaço”, refere a mesma nota.

Na proposta de intervenção apresentada o obra tem como objectivos a remoção de espécies vegetais exóticas invasoras, a estabilidade de taludes e margens, o controlo de erosão e retenção de sedimentos em taludes e margens, a reabilitação ecológica, a melhoria do sistema de drenagem e a limpeza e recuperação das estruturas de madeira existentes.

Os trabalhos contemplam a utilização de técnicas de engenharia natural, as quais permitem solucionar problemas estruturais de estabilização geotécnica e hidráulica e projectam ecossistemas em equilíbrio dinâmico, ou seja, recorrendo à utilização de materiais construtivos vivos (sementes, plantas etc.), combinados com materiais naturais e artificiais, para obtenção de resultados eficazes e uma paisagem harmoniosa.

A empreitada terá um prazo de execução de 180 dias e representará um investimento do Município de cerca de 300 mil euros.

A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal e segue agora para aprovação da Assembleia Municipal.

Leia também...

Jovens estudantes educam pais e avós sobre a importância da água no Ribatejo

Madalena, 10 anos, repreende a avó que lava o quintal com água da rede pública e não poupa o avô que insiste em fazer…

CDS preocupado com impacto da produção da Celtejo

O CDS-PP manifestou-se preocupado com o impacto que o aumento de produção da empresa de celulose Celtejo, em Vila Velha de Ródão (Castelo Branco),…

Cientistas alertam para impacto no abastecimento de água a partir do rio Zêzere

 A qualidade do abastecimento de água da Área Metropolitana de Lisboa “pode estar seriamente comprometida” em consequência dos incêndios de 2017 junto ao rio…

Resitejo coloca 60 conjuntos de ecopontos na cidade de Santarém

A Resitejo, Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo, vai está a colocar, entre os meses de Dezembro e Janeiro, 60…