Como nas épocas anteriores, esta não foge à regra, estando a revelar-se muito movimentada para o Grupo “Os Ceifeiros” de Liteiros e a sua “Escolinha de Folclore”. No dia 24 de Março, os seus elementos participaram numa acção de formação “Conversas sobre Folclore e Etnografia”, promovida pelo Conselho Técnico Regional (CTR) do Alto Ribatejo da Federação do Folclore Português, em Vale das Mós, concelho de Abrantes, procurando assim, partilhar e melhorar os seus conhecimentos etnofolclóricos.

A 14 de Abril, inserido na carteira municipal de espectáculos, participaram na Feira Social de Torres Novas, realizada no Palácio dos Desportos, e no dia 20 de Maio, inserido no mesmo programa, estiveram presentes num evento realizado pelos Garças Rolantes, na antiga destilaria da Brogueira. Em ambas as iniciativas, o grupo foi bastante acarinhado e aplaudido nas demonstrações apresentadas. No passado dia 27 de Maio, inserido nas comemorações do Dia Nacional do Folclore Português, “Os Ceifeiros” juntaram-se aos ranchos folclóricos do concelho de Tomar e participaram numa recriação de uma Romaria de 1900, levada a efeito pelo CRT do Alto Ribatejo, na Praça da República em Tomar. Uma iniciativa muito representativa, de grande valor cultural, que teve início com a saída dos romeiros de várias ruas da cidade para o local da romaria, a Praça da República, onde haviam bancas com diversos produtos tradicionais. Os romeiros participaram na Missa que teve lugar na Igreja de São João Baptista. Durante o almoço foi recriado o comer do farnel que cada grupo levou. Depois do almoço realizou-se uma procissão, culminando a mesma, com a bênção das fogaças e seu posterior leilão. Houve também jogos tradicionais, tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio e bailarico.

No início do mês de Junho, “Os Ceifeiros” deslocaram-se a Penela, onde mais uma vez, actuaram nas Festas de Santo Amáro.

O fim-de-semana que passou revelou-se muito activo, exigindo do Rancho muito esforço, empenho, dedicação e organização nas três actuações efetuadas. A primeira foi no sábado, no XXII Festival Nacional de Folclore, do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeira da Mata, concelho de Soure, com chegada a Liteiros, por volta da uma hora da manhã, onde o grupo provou mais uma vez estar no bom caminho, quer ao nível da tocata, dos cantadores e bailadores, quer ao nível da representação etnográfica e das recriações em palco, proporcionando uma actuação muito bonita e de qualidade, opinião do público presente e do grupo anfitrião. No domingo, a primeira actuação da Escolinha e do Rancho, decorreu pelas 20 horas, na aldeia vizinha de Parceiros de S. João, nas festas em honra de S. João, como já é tradição nos últimos anos, actuação muito aplaudida pelo público presente. Após o términus daquela actuação, “Os Ceifeiros” deslocaram-se de imediato para Lisboa, para a zona do Príncipe Real-Bairro Alto, onde actuaram pela segunda vez naquele dia, por volta das 23 horas, no Convento dos Cardaes. Entraram no claustro logo a seguir á canção “Tourada” do cantor Fernando Tordo (canção escolhida para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção no ano de 1973). Naquele espaço do século XVII, de ambiente distinto e ao rubro foram exaltadas algumas danças e cantares do concelho de Torres Novas, entre elas, o Fado do Zé Manel, o Repenica, o Caçador, bem como a dança ex-libris do Ribatejo, o Fandango, que foi dançado duas vezes com muita exuberância, batimento e técnica, não fosse o tema do evento “O Ribatejo”.

A época prossegue, no próximo dia 30 de Junho, sábado, onde a Escolinha de Folclore estará presente no XXI Encontro Infantil de Folclore do Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, a realizar no Jardim Público da Cidade, pelas 21h30. No dia 7 de Julho, “Os Ceifeiros” deslocar-se-ão a Vermil, Guimarães, a fim de participarem num Festival Nacional de Folclore. No fim-de-semana seguinte, 15 de Julho, actuarão em Lapas, pelas 19 horas, no V Festival do Caracol, organizado pelo Grupo de Amigos de Avós e Netos.

No dia 28 de Julho, sábado, “Os Ceifeiros” de Liteiros realizarão o seu 30º Festival Nacional de Folclore e Etnografia, pelas 20h15, integrado nos festejos de verão da sua aldeia, em honra da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…