Época movimentada e fim-de-semana intenso para “Os Ceifeiros” de Liteiros

Como nas épocas anteriores, esta não foge à regra, estando a revelar-se muito movimentada para o Grupo “Os Ceifeiros” de Liteiros e a sua “Escolinha de Folclore”. No dia 24 de Março, os seus elementos participaram numa acção de formação “Conversas sobre Folclore e Etnografia”, promovida pelo Conselho Técnico Regional (CTR) do Alto Ribatejo da Federação do Folclore Português, em Vale das Mós, concelho de Abrantes, procurando assim, partilhar e melhorar os seus conhecimentos etnofolclóricos.

A 14 de Abril, inserido na carteira municipal de espectáculos, participaram na Feira Social de Torres Novas, realizada no Palácio dos Desportos, e no dia 20 de Maio, inserido no mesmo programa, estiveram presentes num evento realizado pelos Garças Rolantes, na antiga destilaria da Brogueira. Em ambas as iniciativas, o grupo foi bastante acarinhado e aplaudido nas demonstrações apresentadas. No passado dia 27 de Maio, inserido nas comemorações do Dia Nacional do Folclore Português, “Os Ceifeiros” juntaram-se aos ranchos folclóricos do concelho de Tomar e participaram numa recriação de uma Romaria de 1900, levada a efeito pelo CRT do Alto Ribatejo, na Praça da República em Tomar. Uma iniciativa muito representativa, de grande valor cultural, que teve início com a saída dos romeiros de várias ruas da cidade para o local da romaria, a Praça da República, onde haviam bancas com diversos produtos tradicionais. Os romeiros participaram na Missa que teve lugar na Igreja de São João Baptista. Durante o almoço foi recriado o comer do farnel que cada grupo levou. Depois do almoço realizou-se uma procissão, culminando a mesma, com a bênção das fogaças e seu posterior leilão. Houve também jogos tradicionais, tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio e bailarico.

No início do mês de Junho, “Os Ceifeiros” deslocaram-se a Penela, onde mais uma vez, actuaram nas Festas de Santo Amáro.

PUBLICIDADE

O fim-de-semana que passou revelou-se muito activo, exigindo do Rancho muito esforço, empenho, dedicação e organização nas três actuações efetuadas. A primeira foi no sábado, no XXII Festival Nacional de Folclore, do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeira da Mata, concelho de Soure, com chegada a Liteiros, por volta da uma hora da manhã, onde o grupo provou mais uma vez estar no bom caminho, quer ao nível da tocata, dos cantadores e bailadores, quer ao nível da representação etnográfica e das recriações em palco, proporcionando uma actuação muito bonita e de qualidade, opinião do público presente e do grupo anfitrião. No domingo, a primeira actuação da Escolinha e do Rancho, decorreu pelas 20 horas, na aldeia vizinha de Parceiros de S. João, nas festas em honra de S. João, como já é tradição nos últimos anos, actuação muito aplaudida pelo público presente. Após o términus daquela actuação, “Os Ceifeiros” deslocaram-se de imediato para Lisboa, para a zona do Príncipe Real-Bairro Alto, onde actuaram pela segunda vez naquele dia, por volta das 23 horas, no Convento dos Cardaes. Entraram no claustro logo a seguir á canção “Tourada” do cantor Fernando Tordo (canção escolhida para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção no ano de 1973). Naquele espaço do século XVII, de ambiente distinto e ao rubro foram exaltadas algumas danças e cantares do concelho de Torres Novas, entre elas, o Fado do Zé Manel, o Repenica, o Caçador, bem como a dança ex-libris do Ribatejo, o Fandango, que foi dançado duas vezes com muita exuberância, batimento e técnica, não fosse o tema do evento “O Ribatejo”.

A época prossegue, no próximo dia 30 de Junho, sábado, onde a Escolinha de Folclore estará presente no XXI Encontro Infantil de Folclore do Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, a realizar no Jardim Público da Cidade, pelas 21h30. No dia 7 de Julho, “Os Ceifeiros” deslocar-se-ão a Vermil, Guimarães, a fim de participarem num Festival Nacional de Folclore. No fim-de-semana seguinte, 15 de Julho, actuarão em Lapas, pelas 19 horas, no V Festival do Caracol, organizado pelo Grupo de Amigos de Avós e Netos.

No dia 28 de Julho, sábado, “Os Ceifeiros” de Liteiros realizarão o seu 30º Festival Nacional de Folclore e Etnografia, pelas 20h15, integrado nos festejos de verão da sua aldeia, em honra da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.

PUBLICIDADE
info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS