A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), apostada na sua internacionalização, tem vindo, ao longo dos últimos anos, a realizar diversos projectos no âmbito do programa Erasmus +.
Nos últimos dois anos, a EPVT esteve envolvida num projecto KA2 (Ação-Chave2), denominado “Learning to Undertake”, que contemplou parcerias estratégicas de apoio ao intercâmbio de boas práticas, com o objectivo principal de permitir às organizações participantes desenvolver e reforçar as suas redes de contactos e a sua capacidade de operar a nível transaccional, assim como partilhar métodos, práticas e ideias decorrentes de cada instituição.
Este projecto foi desenvolvido em diversos encontros, nos cinco países intervenientes. A primeira reunião aconteceu em Novembro de 2016, em Visby, na Suécia, participando duas professoras; o segundo encontro teve lugar em Bordéus, França, em Fevereiro de 2017, com a participação de cinco alunos e duas professoras; o terceiro encontro foi em Târgu Neamt, na Roménia, em Outubro de 2017, onde estiveram três alunos e um professor; o quarto encontro decorreu na EPVT, no final de Janeiro deste ano, com o envolvimento de toda a comunidade escolar; e o quinto e último encontro, aconteceu em Espanha, na cidade de Granada, onde estiveram cinco alunas e dois professores, ficando, assim, concluídas as mobilidade do projecto “Learning to Undertake”.
Durante os 24 meses do projecto, alunos portugueses, dinamarqueses, espanhóis, franceses e romenos trabalharam em conjunto para criar uma empresa virtual, na área do turismo. Os alunos trabalharam a ideia, o conceito, o plano de negócio e a comunicação e marketing, culminado na criação da empresa, “uma experiência muito enriquecedora”, segundo palavras dos próprios.
A EPVT continua a concretizar projectos em prol do desenvolvimento dos alunos, na sua globalidade, com vista aos processos de melhoria contínua da escola. É um objectivo da EPVT ser agente na promoção do tecido empresarial da região e estes projectos internacionais viabilizam a consolidação da imagem da EPVT e o reconhecimento do seu trabalho educativo, desenvolvido junto de outros países, além-fronteiras.