A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) convidou no dia 5 de Julho, as famílias dos seus alunos a participar na actividade “EPVT faz acontecer”, uma mostra de projectos e actividades realizados durante o ano lectivo 2018/2019.

A iniciativa decorreu num ambiente de festa em que alunos e professores interpretaram canções, apresentaram encenações poéticas e realizaram visitas guiadas a exposições. Mais tarde, desfrutaram, em conjunto com as famílias, de um jantar convívio, nos claustros da escola.

Alunos do curso Técnico/a de Turismo partilharam produtos do seu projecto “Rota dos 3R”, uma rota turística sustentável de Valada à Ribeira de Santarém, elaborada tendo como ponto central o rio Tejo. Foi também apresentado o projecto ““Waterfalls” que consistiu na criação de um roteiro pelas cascatas de Portugal. Os alunos da área de restauração apresentaram o projecto “Desperdício zero”, centrado numa cozinha mais sustentável.

Foram ainda partilhados filmes realizados pelos alunos, no âmbito das Provas de Aptidão Profissional (PAP), em parceria com a Adega Cooperativa do Cartaxo e os Bombeiro Voluntários de Alcanede. Durante todo o evento, foram projectadas imagens que deram a conhecer todas as actividades realizadas pela comunidade escolar, durante o ano lectivo.

A sala sensorial, criada pelos alunos do curso Técnico/a de Multimédia, no âmbito do projecto “EPVTejo – Envolver, Preservar e Valorizar o rio Tejo”, procurou apelar aos sentidos, através de imagens e sons recolhidos no Tejo e, posteriormente, trabalhados nas aulas da área técnica. Deste projecto resultou ainda a exposição de logótipos criados para o mesmo.

Os convidados puderam também visitar diferentes exposições patentes no espaço escolar, nomeadamente, “Olhar sobre”, resultante de um concurso de fotografia. E a exposição “E se fosse contigo?”, alusiva ao projecto de voluntariado, realizado em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém.

Os alunos dinamizaram também o “Espaço Erasmus+” onde divulgaram este programa e falaram da experiência de estagiar num país europeu e como isso os marcou positivamente.

Segundo a EPVT, este evento “permitiu colocar em evidência as acções concretizadas no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento e reforçar as relações escola, família, comunidade, tão importantes para a formação integral dos jovens alunos”.

Leia também...

Falta de matrículas pode levar à transferência de alunos da Azinhaga para a Golegã

Segundo a DGEstE, vários alunos dos jardim-de-infância e 1º ciclo poderão ter de se deslocar para a Golegã, caso não seja possível abrir mais…

Município de Santarém recebe professoras da Bulgária

Um grupo de 11 professoras foi recebido no dia 23 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do curso “The…

Inaugurada requalificação da Escola Básica/Jardim de Infância de Amiais de Baixo

As obras de requalificação da Escola Básica/Jardim de Infância de Amiais de Baixo foram inauguradas esta segunda-feira, dia 10 de Maio, por Ricardo Gonçalves,…

Alunas de Tomar entram em cursos superiores com a média de acesso mais alta do país

Eva Claro e Catarina Garcia Cartaxo, alunas da Escola Secundária Stª Maria do Olival, do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria de Tomar…