A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) participou, em Dezembro passado, no concurso “Desafio Criativo”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém (CMS) que procurou envolver a comunidade escolar na promoção e sensibilização dos/as alunos/as para as matérias relacionadas com estereótipos de género e as diferentes formas de discriminação.

A Câmara Municipal de Santarém, através da implementação da Estratégia Nacional para a Igualdade e a não Discriminação – Portugal +Igual (ENIND 2018-2030), assume o seu papel na promoção, prossecução e garante da igualdade entre Homens e Mulheres e não discriminação em função do género, princípio fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa. Neste sentido, a CMS desenvolveu o concurso Desafio Criativo, tendo por base a premissa que a escola tem como missão promover a igualdade de oportunidades e educar para os valores do pluralismo e da igualdade.

O concurso consistiu na selecção de ideias criativas – um logótipo e um slogan – produzidas por alunos e alunas do Ensino Secundário e Profissional (com equivalência ao 12.º ano de escolaridade), de forma a serem utilizados nas várias medidas a implementar, em diferentes planos municipais.

A CMS divulgou, recentemente, os resultados do concurso e três dos oito grupos concorrentes da EPVT, todos do 11.º ano do curso profissional Técnico/a de Multimédia, ficaram no pódio. O primeiro classificado foi MDRM, equipa composta pelos alunos Rafael Rosalino, Marius Cojocaru, Daniel Melnykov e Miguel Janeiro. O segundo lugar pertenceu a Renovadoras da Sociedade, equipa constituída pelas alunas Nicole Mendes e Beatriz Silva. Em terceiro lugar, ficou o grupo Século 21, formado pelos alunos Hugo Nogueira, João Nogueira, Sofia Lança e Beatriz Catroga.

A sessão de informação sobre a classificação final e a entrega de prémios decorreu a 2 de Março, pelas 15h00, nos Paços do Concelho do Município de Santarém. A equipa vencedora recebeu um prémio “Desafio Criativo McDonald’s” no valor de 200€ e todas receberam uma menção honrosa.

A entrega dos referidos prémios ficou a cargo de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Rato, Vereador da Câmara de Santarém, Eduarda Marques, Directora da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Maria Emília Santos, gerente do Restaurante McDonald’s de Santarém e patrocinadora do 1.º prémio, Manuela Baião, Directora Técnico-Pedagógica da EPVT, Maria Elisabete Filipe, Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde, do Departamento de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social do Município de Santarém e Carlos Amado, Assistente Técnico da Câmara Municipal de Santarém.

Os 12 trabalhos concorrentes vão estar expostos no Pavilhão do Futuro, durante as Festas de S. José, que decorrem de 18 a 22 de Março, no Campo Infante da Câmara, junto à Casa do Campino.

Leia também...

Arrouquelas recebe 33 jovens de 14 países em projecto intercultural

A aldeia de Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, recebe, em Março, 33 jovens de 14 países europeus num projecto que promove encontros multiculturais…

Mega concerto de Mastiksoul encerra ano lectivo em Azambuja

Azambuja vai comemorar o encerramento do ano lectivo com um mega concerto pelo DJ Mastiksoul. Será uma noite dedicada à juventude e vai ter…

Santarém assinala Dia Internacional das Florestas

Para assinalar o Dia Internacional das Florestas, o Município de Santarém e a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) constituíram o primeiro Sumidouro de…

24 horas a idealizar e a realizar soluções tecnológicas em Tomar

Acontece nos próximos dias 2 e 3 de Junho, no Complexo da Levada, em Tomar, a segunda edição do CityHack, uma maratona tecnológica de…