A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros Saúde da Lezíria completou o seu primeiro ano de actividade, que comemorou no passado dia 14 de Maio.

Esta equipa integrada no ACES Lezíria, ao completar um ano de existência, faz uma avaliação do trabalho que tem desenvolvido até aqui e apresenta-se à comunidade de Santarém. A  constituição desta Unidade pelo ACES Lezíria, veio dar resposta ao Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos  2017-2018 (PEDCP), seguindo as directrizes da Lei de Bases dos Cuidados Paliativos, sendo uma, de um conjunto ainda muito limitado de unidades, ao nível da ARSLVT.

Esta equipe tem por missão prestar cuidados de Saúde, rigorosos e humanizados, aos doentes com necessidades de cuidados paliativos e acompanhar os seus cuidadores no processo de adaptação à doença e no luto, integrando a Rede Nacional dos Cuidados Paliativos .

É constituída por profissionais de diferentes áreas de especialidade, nomeadamente médicos, enfermeiros, assistente social,  psicólogo  e apoio administrativo, tendo ao seu serviço uma viatura, com a qual assegura as visitas domiciliárias.

A unidade está sediada no edifício do CDP (Centro de Diagnóstico Pneumológico), mas a especificidade da sua intervenção faz do domicilio dos seus utentes, o seu principal local de actividade, assegurando diariamente os cuidados.

Leia também...

Hospital Distrital Santarém e ACES Lezíria distinguidos pela Câmara de Santarém

No Dia Mundial da Saúde.

Projecto na Lezíria desloca equipa terapêutica a casa de pessoas com doença mental grave

Pessoas com doença mental grave de oito concelhos da Lezíria, estão a ter acompanhamento domiciliário por uma equipa da Associação de Familiares e Amigos…

Vila Franca de Xira terá centro para urgências pediátricas não urgentes

Os habitantes de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente terão, a partir de 15 de março, um centro de…

Ordem dos Médicos alerta que nomeações nas ULS devem ser técnicas e não políticas

O bastonário da Ordem dos Médicos alertou hoje que as nomeações para os conselhos de administração das Unidades Locais de Saúde devem basear-se em…