A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros Saúde da Lezíria completou o seu primeiro ano de actividade, que comemorou no passado dia 14 de Maio.

Esta equipa integrada no ACES Lezíria, ao completar um ano de existência, faz uma avaliação do trabalho que tem desenvolvido até aqui e apresenta-se à comunidade de Santarém. A  constituição desta Unidade pelo ACES Lezíria, veio dar resposta ao Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos  2017-2018 (PEDCP), seguindo as directrizes da Lei de Bases dos Cuidados Paliativos, sendo uma, de um conjunto ainda muito limitado de unidades, ao nível da ARSLVT.

Esta equipe tem por missão prestar cuidados de Saúde, rigorosos e humanizados, aos doentes com necessidades de cuidados paliativos e acompanhar os seus cuidadores no processo de adaptação à doença e no luto, integrando a Rede Nacional dos Cuidados Paliativos .

É constituída por profissionais de diferentes áreas de especialidade, nomeadamente médicos, enfermeiros, assistente social,  psicólogo  e apoio administrativo, tendo ao seu serviço uma viatura, com a qual assegura as visitas domiciliárias.

A unidade está sediada no edifício do CDP (Centro de Diagnóstico Pneumológico), mas a especificidade da sua intervenção faz do domicilio dos seus utentes, o seu principal local de actividade, assegurando diariamente os cuidados.

Leia também...

Liga estima que mais de mil cancros estão por diagnosticar

Mais de mil cancros do colo do útero, da mama e do…

Surto em lar ilegal obriga a transferência de utentes em Salvaterra de Magos

Um surto de covid-19 num “lar ilegal” em Salvaterra de Magos infectou…

Investigador Miguel Castanho integra Conselho Consultivo do HDS

O gabinete da Ministra da Saúde divulgou, no dia 16 de Fevereiro,…

Maiores de 35 anos já podem agendar dose de reforço

O autoagendamento da toma da dose de reforço da vacina contra a…