Equipa DiabPT United faz treino de preparação para DiaEuro em Rio Maior

No próximo dia 27 de Maio a equipa DiabPT United, da qual fazem parte membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), vai organizar um treino de preparação para o Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes – DiaEuro no Pavilhão Gimnodesportivo de Rio Maior, das 10h00 às 12h00.

Este treino tem como objectivos sensibilizar a população para a importância da prática desportiva nas pessoas com diabetes tipo 1, captar a atenção de jovens com diabetes que morem nesta zona do país para que integrem a equipa de futsal DiabPT United no próximo ano e incentivar a população a apoiar os nossos jogadores.

Bruno Fuzeiro, treinador da equipa DiabPT United refere: “Com este torneio pretendemos mostrar que ter diabetes não impede a prática de desporto e que este até é muito recomendado. Em relação à competição, estamos confiantes de que os nossos jogadores vão representar muito bem Portugal no Campeonato Europeu de Futsal”.

A equipa DiabPT United irá participar em torneios nacionais e no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes – DiaEuro, que decorrerá de 21 a 29 de Julho, em Bratislava, na Eslováquia.

Paula Klose, Presidente da AJDP, explica que esta é “uma excelente forma de promover o desporto enquanto forma eficaz de controlar a diabetes ao mesmo tempo que se incentiva a troca de experiência entre atletas nacionais e internacionais. Mais uma prova de que a diabetes não é limitadora!”

Já Alexandra Costa, Coordenadora do Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA) acrescenta que “estas iniciativas permitem que jovens que vivem com diabetes representem o seu país e se consagrem campeões, não só pela modalidade desportiva, mas também pelos seus valores de inclusão, força de vontade e capacidade de gestão da diabetes.”

A diabetes

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3 por cento dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afectava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008. Em 2015 foram detectados cerca de 13,3 novos casos por cada 100 mil jovens com idades entre 0 e os 14 anos.

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 50 mil pessoas com diabetes inscritas, desenvolve a sua actividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção e educação das pessoas com diabetes. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os principais objectivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes. O Núcleo Jovem da APDP (NJA) foi criado em 2012 e visa fomentar o espírito de entreajuda e promover a intervenção dos jovens na sua qualidade de vida.

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005.

info, , , , , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS