O projeto SCRATCH, um inovador equipamento promotor do bem-estar animal para utilização no processo produtivo de suínos, do aluno João Oliveira da Escola Superior Agrária de Santarém foi o grande vencedor da final regional do Poliempreende.

A fase final deste concurso de ideias realizou-se no passado dia 25 de Junho, no Auditório da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Santarém, e o projecto vencedor irá participar agora na Final Nacional que este ano terá lugar em Santarém, numa iniciativa cujos detalhes serão conhecidos nas próximas semanas.

O primeiro prémio foi atribuído ao SCRATCH, o segundo prémio foi atribuído aos alunos Nair Cunha e Raphael Lucas (Escola Superior Agrária) que apresentaram a EASY PROTEIN, um projeto para a produção sustentável de proteína animal, através da utilização de insectos, no caso específico, o grilo e o terceiro prémio ficou na área da Saúde e Bem-estar e foi alcançado pelas alunas Mara Ribeiro e Ana Catarina Conceição (ambas da Escola Superior de Desporto de Rio Maior) que apresentaram a WORK MOVE, uma plataforma digital de facilitação do exercício físico e das pausas activas no local de trabalho.

Este ano, a Fase Regional do Poliempreende contou com a inscrição de 28 projectos que passaram primeiramente por uma fase de maturação e afinação, com a realização de workshops e foram posteriormente realizadas quatro semifinais temáticas, ficando sete projectos apurados para a Final Regional.

Esta edição contou com um júri externo convidado, constituído por António Fé da Caixa Geral de Depósitos, Sofia Plaza da NERSANT – Associação Empresarial e Nuno Malta do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, que decidiram a atribuição dos prémios num valor global de 4.500 euros para os três projectos vencedores.

O Poliempreende é uma iniciativa da rede de Institutos Politécnicos, que vai já na sua 17ª edição e que visa, através de um Concurso de Ideias, avaliar e premiar projectos de vocação empresarial desenvolvidos por alunos, diplomados ou docentes destas instituições.

O objectivo é o de fomentar uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências, sobretudo nos estudantes, estimulando o empreendedorismo qualificado e criativo.

Cada edição do Poliempreende é iniciada com uma Fase Regional, realizada em cada Instituição de Ensino Superior Politécnico e termina numa Semana Nacional do Empreendedorismo onde tem lugar a Final Nacional.

Leia também...

Fórmula de acesso ao ensino superior muda para alunos que já acabaram secundário

O Governo alterou a forma de determinar a nota de candidatura de acesso ao ensino superior, para que os alunos que terminaram o secundário…

Politécnico de Santarém bate recorde de candidaturas ao Poliempreende

O Instituto Politécnico de Santarém apresentou 28 candidaturas no âmbito do projecto Poliempreende no IP Santarém, um número que o instituto considera “um recorde”.…

Câmara de Alpiarça cede computadores aos alunos do concelho

A Câmara Municipal de Alpiarça cedeu 35 computadores ao Agrupamento de Escolas de José Relvas que serão distribuídos, por empréstimo, definido em protocolo, às…

Curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde em 1º lugar do ranking com desemprego zero

A Escola Superior de Saúde (ESSS), do Instituto Politécnico de Santarém, ocupa o 1º lugar num ranking que avalia as saídas profissionais, num total…