Os alunos da Escola Básica de Alcanede representaram, segunda e terça-feira, 6 e 7 de Maio, o distrito de Santarém, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens que decorreu na Assembleia da República.

De um total de 17 escolas reunidas na Sessão Distrital, foi escolhido o Projecto de Recomendação da Escola Básica de Alcanede, tendo sido eleitos os deputados Beatriz Carvalho e Diogo Vital para estarem presentes na Sessão Nacional. O aluno Diogo Vital foi ainda eleito porta-voz distrital e a aluna Maria Ferreira participou na Sessão na qualidade de ‘jornalista’.

No dia 9 de Maio, ‘Dia da Europa’, o Agrupamento de Escolas de Alcanede desenvolveu diversas actividades, entre as quais uma mostra gastronómica com pratos típicos de diferentes países da União Europeia. Pretendeu-se, desta forma, festejar a paz e a unidade do Continente Europeu na data em que se assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman.

Noutra frente, a Escola participa, de 10 a 17 de Maio, no II Festival de Curtas-Metragens do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (Alcanede).

O Festival, integrado no projeto Educ’arte, constitui o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular que teve como objectivo a produção de uma curta-metragem, desde o seu esboço até ao produto final, envolvendo várias artes performativas: teatro, música e cinema. O projecto envolveu todas as escolas do 1.º ciclo do Agrupamento.

Enquanto isso, decorre já a preparação do programa comemorativo dos 25 anos da Escola Básica de Alcanede, agendado para 28 a 31 de Maio.

No dia 28, pelas 14h30, será descerrado o Logótipo do Agrupamento e da Placa comemorativa dos 25 anos, seguida de visita à escola e às exposições patentes que antecede uma sessão solene comemorativa. Dia 29 de Maio terá lugar o Dia da Escola Aberta a pais e alunos do 4.º ano e no dia seguinte, realiza-se o certame “9.º ano … E agora?”, uma feira de orientação vocacional que pretende divulgar as várias ofertas formativas da região.

Este evento conta com a participação de diversas escolas secundárias e profissionais, bem como de alguns centros de formação profissional que, entre outras actividades, farão demonstrações práticas dos trabalhos desenvolvidos, ministrarão palestras com informações acerca das ofertas formativas e promoverão dinâmicas de grupo.

O certame, que decorre entre as 10h00 e as 17h00, é dirigido aos alunos do 9.º ano das duas escolas básicas que compõem o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (E.B. de Alcanede e E.B. D. Manuel I – Pernes), assim como aos seus encarregados de educação.

Finalmente, a 31 de Maio, terá lugar, pelas 18h30, uma missa na Igreja Matriz, em agradecimento pelo aniversário da Escola, e pelas 20h30, jantar de homenagem e convívio entre todos os que constituem a “Escola de Alcanede”.

Leia também...

Primeira fase dos exames nacionais vai ter menos alunos e menos provas

A 1.ª fase dos exames nacionais vai avaliar 151.530 alunos, inscritos em 254.865 provas, menos quase 90 mil em relação ao ano anterior, devido…

DGS cria manual para escolas agirem sem terem de encerrar toda a escola

A Direção-Geral da Saúde está a preparar um manual de apoio aos estabelecimentos de ensino para agir perante casos suspeitos ou confirmados de covid-19,…

Câmara de Salvaterra de Magos reforça apoio à Educação

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai reforçar em 2021, o o número de bolsas de estudo a atribuir a alunos do concelho…

Escola e empresas do Tramagal oferecem formação em contexto laboral

A Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira, no Tramagal, vai disponibilizar, já a partir do próximo ano lectivo, cursos profissionais Técnico de Soldadura…