Escola de Alcanede a comemorar 25 Anos, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

Os alunos da Escola Básica de Alcanede representaram, segunda e terça-feira, 6 e 7 de Maio, o distrito de Santarém, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens que decorreu na Assembleia da República.

De um total de 17 escolas reunidas na Sessão Distrital, foi escolhido o Projecto de Recomendação da Escola Básica de Alcanede, tendo sido eleitos os deputados Beatriz Carvalho e Diogo Vital para estarem presentes na Sessão Nacional. O aluno Diogo Vital foi ainda eleito porta-voz distrital e a aluna Maria Ferreira participou na Sessão na qualidade de ‘jornalista’.

No dia 9 de Maio, ‘Dia da Europa’, o Agrupamento de Escolas de Alcanede desenvolveu diversas actividades, entre as quais uma mostra gastronómica com pratos típicos de diferentes países da União Europeia. Pretendeu-se, desta forma, festejar a paz e a unidade do Continente Europeu na data em que se assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman.

Noutra frente, a Escola participa, de 10 a 17 de Maio, no II Festival de Curtas-Metragens do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (Alcanede).

O Festival, integrado no projeto Educ’arte, constitui o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular que teve como objectivo a produção de uma curta-metragem, desde o seu esboço até ao produto final, envolvendo várias artes performativas: teatro, música e cinema. O projecto envolveu todas as escolas do 1.º ciclo do Agrupamento.

Enquanto isso, decorre já a preparação do programa comemorativo dos 25 anos da Escola Básica de Alcanede, agendado para 28 a 31 de Maio.

No dia 28, pelas 14h30, será descerrado o Logótipo do Agrupamento e da Placa comemorativa dos 25 anos, seguida de visita à escola e às exposições patentes que antecede uma sessão solene comemorativa. Dia 29 de Maio terá lugar o Dia da Escola Aberta a pais e alunos do 4.º ano e no dia seguinte, realiza-se o certame “9.º ano … E agora?”, uma feira de orientação vocacional que pretende divulgar as várias ofertas formativas da região.

Este evento conta com a participação de diversas escolas secundárias e profissionais, bem como de alguns centros de formação profissional que, entre outras actividades, farão demonstrações práticas dos trabalhos desenvolvidos, ministrarão palestras com informações acerca das ofertas formativas e promoverão dinâmicas de grupo.

O certame, que decorre entre as 10h00 e as 17h00, é dirigido aos alunos do 9.º ano das duas escolas básicas que compõem o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (E.B. de Alcanede e E.B. D. Manuel I – Pernes), assim como aos seus encarregados de educação.

Finalmente, a 31 de Maio, terá lugar, pelas 18h30, uma missa na Igreja Matriz, em agradecimento pelo aniversário da Escola, e pelas 20h30, jantar de homenagem e convívio entre todos os que constituem a “Escola de Alcanede”.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS