Escola de Saúde de Santarém recebe 7ª edição do Erasmus Mundus

O Instituto Politécnico de Santarém, através da Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), apresentou oficialmente, na passada quarta-feira, a sétima edição do Curso Erasmus Mundus Joint Master Degree em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos.

Esta é uma iniciativa promovida pelo consórcio estabelecido entre a Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, a Universidade de Oviedo (Espanha) e a Universidade de Napier (Escócia).

Este Curso de Mestrado tem como principal objectivo proporcionar um programa de formação estruturado que prepare enfermeiros para agir em equipa, perante problemas graves de saúde e situações complexas em ambientes extremos, razões pelas quais devem ser dotados de conhecimentos específicos, habilidades e competências para prestar cuidados de enfermagem a doentes em estado crítico ou instável e às suas famílias.

No âmbito deste projeto, serão recebidos 15 estudantes provenientes de Espanha, Alemanha, Filipinas, Somália, Etiópia, Ghana; Camarões; Indonésia, Irão, Paquistão, Nepal e Estados Unidos da América.

A estrutura do EMJMD NURSING contempla 90 ECTS (18 meses) proporcionando aos estudantes que o concluam um grau internacional conjunto e um diploma reconhecido pelas quatro instituições. Este curso de mestrado integra o leque de oferta formativa pós-graduada da ESSS, num total de quatro cursos de mestrado, que no presente ano são frequentados por cerca de 80 estudantes.

A destacar também a oferta formativa de 1º ciclo ao nível da licenciatura em enfermagem que neste ano lectivo concretizou o preenchimento da totalidade das vagas disponibilizadas e a abertura da 1.ª edição do TESP em Apoio Domiciliário, facto a que se deve o esforço de todos os docentes e colaboradores não docentes, na prossecução de um alto nível de qualidade na formação.

A Sessão de Abertura do Curso decorreu no Auditório Professora Maria de Lurdes Asseiro, contando com a presença do vice-presidente do IPSantarém, Jorge Moutão, os professores representantes do Consórcio, Hélia Dias directora da ESSS, Pilar Mosteiro, da Universidade de Oviedo, Ruth Patherson da Universidade de Napier, José Amendoeira e Filomena Matos, que integram a equipa coordenadora com Pilar Mosteiro.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS