Escola e empresas do Tramagal oferecem formação em contexto laboral

A Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira, no Tramagal, vai disponibilizar, já a partir do próximo ano lectivo, cursos profissionais Técnico de Soldadura e Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica (nível IV), em articulação com o tecido empresarial, permitindo aos futuros alunos o contacto com a realidade e a futura profissão, logo a partir do 1º ano.

Os dois cursos foram propostos ao ministério da Educação, vão estar disponíveis na rede de oferta formativa do concelho de Abrantes e estão alinhados com o Projecto Educativo Municipal (PEM), nomeadamente nos eixos da oferta formativa no concelho que se quer capaz de contribuir e minimizar as dificuldades de recrutamento em determinadas especialidades e a articulação entre escolas e outras instituições e as empresas locais.

O anúncio foi feito na reunião do Executivo Municipal, a propósito da aprovação da minuta de protocolo a estabelecer entre a CMA,  a Junta de Freguesia de Tramagal, o Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes e as empresas Mitsubishi Fuso Truck Europe e Futrimetal, empresa do Grupo Diorama. O protocolo institui a relação de cooperação entre as entidades de forma a assegurar o funcionamento dos cursos.

As aulas teóricas vão realizar-se nas instalações da Escola Octávio Duarte Ferreira e como factor de inovação, os alunos usufruirão de formação em contexto de trabalho, nas duas empresas mencionadas, desde o 1º ano.

Esta nova oferta formativa, articulada com as necessidades de mão-de-obra especializada por parte das empresas, resulta de um trabalho de concertação e diálogo envolvendo a CMA, os directores da escola e do agrupamento, as empresas, a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia do Tramagal.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS