Escola Secundária Sá da Bandeira vai organizar, entre os dias 19 e 21 de Janeiro, o XXIV Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO.

Subordinado ao tema “Diversidade Cultural: as línguas indígenas, factor de sustentabilidade do planeta Terra”, no âmbito da década internacional das línguas indígenas, (2022-2032), o encontro realizar-se-á, pelo segundo ano consecutivo, em ambiente online.

Segundo a organização, “esta temática insere-se dentro dos objectivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente “reduzir as desigualdades no interior e entre os países”, que se enquadram na agenda mundial da ONU, e que, até 2030, todos os países devem implementar.

Este XXIV encontro tem como objectivos principais, consciencializar as pessoas sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade, alertando sobre seus direitos, pois, muitas vezes, são segregados e/ou excluídos da cidadania, – aumentar a consciência sobre a importância das línguas indígenas / minoritárias para o desenvolvimento sustentável, construção da paz e reconciliação das nossas sociedades e preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas/minoritárias no mundo.

O encontro virtual vai juntar catorze escolas, cinquenta e sete alunos e vinte e dois professores: Naturwissenschaftliches Technikum Dr.Künkele – Landau (Alemanha); Colégio Magno; Colégio Guilherme Dumont Villares – S. Paulo, Colégio Afonso Pena – Santos- (Brasil); Colégio Los Abetos – Madrid, Instituto de Educación Secundaria Luis Seoane de Pontevedra, Instituto de Educación Secundaria Pazo da Mercé e Colégio Eduardo Pondal (Espanha); Hudson High School – Hudson e Newton South High School – Newton (Estados Unidos da América); International School of Turin – Turim (Itália) e, de Portugal, onde se incluiu a Escola Secundária Sá da Bandeira, as escolas, Dr. Bernardino Machado (Figueira da Foz) e a Escola Secundária Maria Lamas, (Torres Novas).

Estes encontros internacionais de Jovens Cientistas resultaram de uma participação de uma professora e de uma aluna da ESSB num encontro realizado em Paris em 1998 sobre “Cientistas do Futuro: Mulheres e Homens”, que visava chamar as mulheres para a carreira científica nas zonas do globo onde isso lhes estava vedado, disse.

A ESSB agarrou o desafio de promover encontros idênticos a nível local, tendo logo nesse ano realizado o primeiro, então ainda de âmbito nacional, na Estação Zootécnica Nacional (EZN), onde os jovens conviveram directamente com o trabalho dos investigadores daquela instituição, mas o encontro ganhou outras dimensões.

Actualmente, a Escola Secundária Sá da Bandeira é o único estabelecimento de ensino, a nível mundial, que deu seguimento ao projecto, daí o prestígio que alcançou, tendo recebido, em 2005, o Pilar para a Paz, atribuído pela primeira vez pela UNESCO a uma instituição de ensino.

Em termos do desenvolvimento do projecto educativo das escolas envolvidas, estes encontros têm servido como “catalisador para o desenvolvimento de parcerias”.

Leia também...

Escolas da Chamusca assinalam Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou a 16 de Outubro, foi marcado em todas as Escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do…

Técnicos que leccionam cursos de interpretação pedem em Santarém o fim da precariedade

A situação de precariedade dos técnicos que leccionam as disciplinas de interpretação, voz e movimento nos cursos de Interpretação nas escolas secundárias foi um…

Quatro agrupamentos de escolas do distrito de Santarém recebem “Selo Escola eTwinning”

Os Agrupamentos de Escolas Alexandre Herculano (Santarém), Almeirim, Marcelino Mesquita (Cartaxo) e José Relvas (Alpiarça), foram as quatro escolas do distrito galardoadas com o…

Santarém apoia com 20 mil euros 2.ª edição de curso destinado a jovens com deficiência

A Câmara de Santarém aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 20.000 euros à segunda edição do curso Literacia Digital para o Mercado…