As escolas do Concelho de Santarém foram premiadas, dia 21 de Maio, com o Selo Escola Amiga da Criança, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.
Na cerimónia organizada pela FAPOESTEJO (Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação das Regiões do Oeste, da Lezíria Tejo e Médio Tejo), estive presente João Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) que entregou esta distinção às escolas do concelho.
João Leite deu os parabéns às escolas e aos organizadores do evento, referindo que este tipo de iniciativas “representa um estímulo importante para as comunidades educativas e para a sociedade em geral, para que, todos juntos possamos dinamizar projectos inovadores, criando na escola um ambiente escolar inclusive e feliz para as nossas crianças”.
“As políticas públicas devem olhar de uma forma diferente para a educação; se queremos um futuro dinâmico, forte e preparado para enfrentar os desafios do futuro, é imperativo investir na educação” destacou o vice-presidente da CMS. Relembrando os momentos difíceis dos últimos dois anos de pandemia, João Leite referiu ainda a importância da envolvência que as famílias devem ter no processo educativo das crianças.
A iniciativa Escola Amiga da Criança é dinamizada pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), LeYa e pelo psicólogo Eduardo Sá e tem como objectivo reconhecer, partilhar e estimular projectos educativos que criam, colocam em prática e partilham boas ideias para o desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.
Neste sentido, as diversas escolas públicas e privadas do Concelho que participaram nesta 5ª edição foram todas distinguidas com o Selo por terem concebido e concretizado ideias/projectos originais em, pelo menos, uma das categorias a concurso: alimentação saudável, cidadania/inclusão, digital, envolvimento da família, escola em casa, espaço escolar, literacia e sustentabilidade.