Pista de gelo ecológica, casa do Pai Natal, artesanato, animação de rua, desfile de pais natais, música, teatro e tasquinhas de Natal, foram as propostas da MovAlmeirim e da Câmara Municipal para quadra natalícia, em Almeirim. O Mercadinho Encantado iria decorrer até ao próximo dia 7 de Janeiro, em Almeirim, mas a antecipação da semana de contenção obrigou a encerrar o espaço mais cedo.
Este ano, o evento “Mercadinho Encantado” decorreu na Praça Lourenço de Carvalho (Parque das Laranjeiras), sendo que a grande atracção, a pista de gelo ecológica. A organização garantiu todas as condições de segurança da iniciativa, numa altura em que o País ainda atravessa a pandemia Covid-19.
O que foi preparado pela MovAlmeirim para esta época Natalícia?
As actividades que preparámos para o Natal 2021 foram a Pista do Gelo, que é sempre tão esperada e desejada pelas crianças e por alguns adultos mais destemidos e também o habitual “Mercadinho Encantado” onde estão presentes alguns dos associados da MovAlmeirim, com os quiosques com exposição e venda de artesanato, as pedras e cristais, os bolos e doces tradicionais, os bombons especiais, os licores e uma panóplia de ofertas que satisfazem as necessidades da época, ou seja, as tão procuradas prendinhas de Natal. Também preparamos alguns momentos de animação que têm passado por animadores de rua com malabarismos, mimos, as estátuas vivas que fizeram um grande sucesso, salientando que as próprias estátuas são gente do concelho de Almeirim o que nos deixou ainda mais orgulhosos pelo excelente trabalho apresentado. Temos também a Casa do Pai Natal e o tão querido Pai Natal que habitualmente está connosco e que as crianças não dispensam de forma nenhuma, insufláveis e pinturas faciais, O Natal sobre rodas, temos DJ`s sempre muito animados, danças criativas, aula de zumba, vamos ter duas horas de abraços, tivemos um concerto ao vivo com os Five Vox, um grupo de jovens músicos do concelho de Almeirim, as mulheres motards voltaram a repetir o sucesso do último ano e animaram muito o nosso Natal, temos um presépio de luz, gigante e uma árvore de Natal de luz lindíssima e temos essencialmente muita diversão e muita animação e uma equipa sempre pronta a acolher quem visita o nosso “Mercadinho Encantado”. A animação estendeu-se também até às freguesias, para onde estão preparadas algumas surpresas, entre as quais a presença do Pai Natal.
Este ano a MovAlmeirim tinha uma surpresa na manga, que era a decoração das ruas. Foi lançado, aos nossos associados, um desafio que passava por decorar as ruas do nosso concelho. O desafio foi aceite de imediato por alguns dos nossos comerciantes, que se organizaram e também por nossa sugestão, lançaram o desafio a outros comerciantes, que mesmo não fazendo parte da MovAlmeirim, acolheram a ideia de bom grado e lançaram mãos à obra. E o resultado aí está. As ruas do centro da cidade estão decoradas e iluminadas e lindas! De salientar que o Município também tem uma quota parte de participação nestas decorações de rua, uma vez que toda a mão de obra para colocar as decorações nos cabos, a colocação dos próprios cabos, as luzes, etc. ficou por conta do Município que se disponibilizou para isso desde o primeiro minuto. Também em alguns locais os comerciantes se juntaram e fizeram lindas decorações, como é o caso dos laços em parte da rua Dionísio Saraiva, as prendas no Parque das Laranjeiras, as rodas em Fazendas de Almeirim, etc. Ver assim o nosso concelho lava-nos a vista e enche-nos o coração e aqui, sim, pensamos que vale a pena a nossa existência. Só para salientar, as decorações de rua são totalmente feitas pelos comerciantes e amigos, o que permite termos as ruas enfeitadas a custos muito, muito reduzidos e como não entramos em excessos e conseguimos fazer tudo com “a prata da casa”, como se costuma dizer, conseguem-se canalizar verbas para outras necessidades, bem mais importantes que colocar o brilho das luzes na rua, como é o caso da campanha que colocou 20 mil vales de desconto na rua em 2020, dobrou em 2021 e, sabemos de antemão que se irá alargar em 2022. Desta forma sim, conseguimos ter brilho e alegria nas nossas ruas e chamar clientes ao nosso comércio e dar um pouco de segurança financeira aos nossos clientes. Independentemente dos comerciantes serem ou não serem associados MovAlmeirim, o que aconteceu com estas decorações de rua, prova que juntos somos mais fortes, como diz o nosso slogan. Numa altura em que o comércio em geral e principalmente o comércio local e tradicional está tão combalido, é necessário erguermos esforços para conseguirmos continuar na luta pela subsistência. E a MovAlmeirim cá está para acolher as ideias dos comerciantes e dar-lhes todo o apoio que nos for possível.
Qual tem sido o feedback dos comerciantes?
O feedback que nos tem chegado tem sido bastante positivo. Alguns comerciantes, bem mais satisfeitos que outros, mas, verdade seja dita, isso sempre aconteceu. Apesar de estarmos numa altura complicada, pois os últimos dois anos não têm sido fáceis para ninguém e para o comércio tradicional muito menos, a maioria dos nossos associados, apesar das queixas, lá se vão aguentando. Esta época Natalícia, aliada à campanha “5 Val€ o Dobro”, trouxe alguma esperança e algum alento aos nossos comerciantes. O que é certo é que houve, da parte do Município de Almeirim um grande investimento e isso nós temos que agradecer, não só enquanto comerciantes, mas também enquanto clientes. Este, é o tal balão de oxigénio que salva a vida de alguns de nós. Por outro lado, não podemos esquecer que Almeirim tem à disposição de todos uma Plataforma digital, gratuita, que já dá alguns passinhos em direcção à actualidade. Já temos bastantes comerciantes inseridos nessa plataforma que se vai tornando assim uma mais valia para as vendas do comércio tradicional e uma lufada de ar fresco para os comerciantes. Numa época tão conturbada como a que temos atravessado devido à pandemia COVID-19, que teima em dar o arzinho de sua graça, todo o comércio de Almeirim tem oportunidade de proporcionar aos seus clientes a melhor forma de fazerem compras em segurança. Basta aceder à BuyOnMov. Parece um contra-senso, mas também conseguimos fazer compras nas lojinhas de todo o concelho, sem colocar o pé fora do conforto do lar.
Realizar o Mercadinho de Natal do centro da cidade tem trazido mais público a Almeirim?
Sim, tem! E o objectivo é também trazer pessoas para outras zonas que não as zonas dos restaurantes. E se conseguirmos aliar uma coisa à outra, então será excelente. Aparecem-nos na pista de gelo, pessoas de vários pontos do país e não só. Uns vêm directamente para o Mercadinho, outros vêm aos nossos restaurantes e depois passam por aqui. Do Ribatejo, aparecem de vários concelhos. Tem vindo muita gente de Santarém, Golegã, Torres Novas, Coruche, Azambuja… e nem nos apercebemos de todos os locais de onde vêm. Já por aqui passaram pessoas de Lisboa, Ericeira, Morlena, Salvaterra de Magos, Espanha… Têm vindo famílias com as crianças para a pista e depois, os pais, acabam por fazer algumas comprinhas por aqui, nomeadamente nos quiosques que estão no Mercadinho e em algumas lojas. E algumas vezes acabam por fazer um lanchinho e beber um cafezito nos cafés e esplanadas próximas.
Qual é a expectativa em termos de vendas neste período?
Ainda estamos mesmo na expectativa! Mas esperamos que seja melhor que no ano passado. Acreditamos que seja melhor! Em relação aos comerciantes, nossos associados, já temos algum feedback. Até ao momento, e ainda não conseguimos falar com todos nesta última semana, têm-nos dito que em relação ao ano anterior está um “nadinha” melhor. Também os vouchers “5 Val€ o Dobro” têm sido bastante utilizados até ao momento, mas o tipo de comércio que tem beneficiado mais com esta campanha, tem sido sem sombra de dúvida, o do sector alimentar. Não sei se havemos de ficar felizes, se preocupados…