Miguel Borges – Câmara Municipal do Sardoal

O que está pensado no município para assinalar esta quadra?

Para além da iluminação de Natal nas ruas da Vila, estamos a promover a 1.ª edição do “Sorteio de Natal no Comércio Local”. Esta iniciativa consiste na atribuição de um cupão de participação por cada 10 euros de compras no Comércio Local. Serão atribuídos três vales de compras no valor de 100 euros em sorteio a realizar na primeira reunião de Câmara de Janeiro. Através desta acção, incentivamos a compra no comércio tradicional, fomentando a economia local do Concelho. Estamos a promover uma mostra de Árvores de Natal, destinada a todos os estabelecimentos comerciais, associações e serviços abertos ao público. As Árvores de Natal decoradas de forma original e criativa estão expostas ao público, no interior dos estabelecimentos, entre 1 de Dezembro e 6 de Janeiro de 2021. Estas, serão fotografadas, ficando as fotografias em exposição no Cá da Terra. Não menos importante a iniciativa no âmbito da Biblioteca Municipal intitulada “Reinventar o Natal” – onde se pretende estimular o gosto pela criação artística e literária. O Concurso abrange qualquer género literário (prosa, poesia, teatro, conto, ensaio, crónica, entre outros).Os prémios são monetários e a atribuição é realizada por escalões: infantil, juvenil: júnior e adulto. As obras vencedoras, divulgadas no dia 6 de Janeiro de 2021, serão publicadas no Boletim Municipal na página de Facebook da Biblioteca. No Natal anterior, o Município de Sardoal adquiriu iluminação o que nos permite voltar a ter a vila iluminada sem aumento de despesas.

PUBLICIDADE

A Autarquia lançou algum tipo de medidas para atenuar as consequências das restrições impostas para contenção da pandemia e a crise económica que lhe está a associada?

As restrições impostas para conter a pandemia têm forte impacto negativo na nossa pequena economia local, como tal tentamos minimizar os danos colaterais através da isenção das tarifas (fixas e consumos) de água, saneamento e resíduos para todos os consumidores não domésticos, designadamente Estabelecimentos Comerciais, Industriais e Instituições de beneficência – Associações, através da Isenção de taxas de ocupação de espaço a esplanadas. Estas medidas estão em vigor desde o mês de Maio, sem que tenha havido interrupção nos apoios. É uma despesa que entendemos como investimento no nosso Comércio Local e nas Instituições de Solidariedade Social.

Que mensagem quer deixar aos munícipes nesta quadra?

Tenho sentido no corpo a doença Covid-19, esta não me poupou de forma nenhuma. Tenho sentido a sua brutalidade e agressividade. Podemos e devemos sentir o Natal, embora de forma diferente na manifestação de afectos, devemos vivê-lo tendo em conta e respeitando as regras recomendadas. Este não será o último Natal, muitos mais existirão nas nossas vidas! O futuro e qualidade de vida que queremos prende-se em muito com o cumprimento das regras. O Natal deve ser vivido com espírito de fraternidade, amor, família, mesmo que esteja distante. Um Feliz Natal!

PUBLICIDADE
Leia também...

Salvador, Bebé do Ano em Santarém, recebe cheque-prenda do Correio do Ribatejo/Sonae

Salvador da Silva Carlota foi o primeiro bebé a nascer no dia…

João Manzarra apela à adopção de cães abandonados em Santarém

João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, esteve esta sexta-feira, 15 de Novembro,…

Jogador do Alverca em estado grave no hospital após paragem cardiorrespiratória

O futebolista brasileiro Alex Apolinário, do Alverca, encontra-se em estado grave e…

Distrito de Santarém apenas com um concelho em Risco Muito Elevado

O Governo reviu ontem a listagem dos concelhos de risco e o…