A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) promove, entre 23 e 26 de outubro, a edição nacional de 2025 do projeto Med On Tour, uma iniciativa que leva estudantes de Medicina a comunidades com acesso limitado a cuidados de saúde. Este ano, as ações decorrem nos municípios de Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, e Fornos de Algodres, no distrito da Guarda.
Criado em 2013, o Med On Tour tem como objectivo promover a literacia em saúde, sensibilizar para a prevenção da doença e aproximar os futuros médicos das populações mais carenciadas, através de rastreios gratuitos, sessões de formação e campanhas de sensibilização.
Segundo Paulo Simões Peres, presidente da ANEM, “queremos aproximar a saúde de quem mais precisa e, ao mesmo tempo, aproximar os futuros médicos das realidades onde há maior escassez de recursos humanos. Esta actividade constitui um momento único de aprendizagem, em que são colocados em prática os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula”.
Durante quatro dias, dezenas de estudantes irão realizar rastreios cardiovasculares, acções de formação em escolas, iniciativas sobre estilos de vida saudáveis e saúde mental, e actividades lúdicas com crianças, além de campanhas de sensibilização sobre infecções sexualmente transmissíveis. Todas as actividades serão desenvolvidas em colaboração com as autarquias e instituições locais.
Nos últimos doze anos, o Med On Tour percorreu mais de 25 municípios de norte a sul do país, envolvendo centenas de voluntários e proporcionando milhares de rastreios e acções educativas. A edição anterior realizou-se em Estremoz e Reguengos de Monsaraz.
Anualmente, o projecto mobiliza cerca de 300 voluntários, realiza mais de 3.000 rastreios cardiovasculares e promove centenas de formações em escolas, reforçando o compromisso dos estudantes de Medicina com a promoção da saúde e a solidariedade em todo o território nacional.
A ANEM, fundada em 1983, representa cerca de 12.000 estudantes de oito Escolas Médicas portuguesas, através das suas nove associações federadas.