O estudo “O Profeta da Galileia: Da frustração messiânica à espiritualização redentora”, desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo antropólogo Aurélio Lopes, vai ser lançado no próximo dia 07 de outubro, no Convento de S. Francisco, em Santarém.

Segundo Aurélio Lopes, o livro resulta de um “estudo metodológico da historiologia de Jesus, seus comportamentos e ideias”, numa abordagem “de alguma forma inaudita” por tratar um assunto “frequentemente tabu”.

O livro resulta de um estudo que recorreu a documentos histórico-científicos, “tendo em conta os diversos pressupostos teóricos que autores diversos têm veiculado”, numa abordagem que “assenta igualmente em perspetivas antropológicas com que as vertentes políticas e sociológicas se interligam”, disse o antropólogo à Lusa.

Publicado pelos Cosmos, o livro será apresentado em sessões de debate e análise, “não só com a audiência como, e especialmente, com especialistas temáticos convidados”, estando uma primeira apresentação agendada para 14 de setembro, no Museu Rural dos Riachos, no concelho de Torres Novas.

Leia também...

Santarém em contagem decrescente para 2026

É já amanhã que Santarém abraça o novo ano, no Jardim da Liberdade, a partir das 21h00, com concertos e muita animação. O cantor…

Câmara de Alpiarça apresenta grupo de trabalho para valorização patrimonial do concelho

A Câmara Municipal e a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça apresentam, no sábado, o grupo de trabalho do Projeto de Valorização Patrimonial…

Executivo municipal de Santarém exige solução para passagem de nível do Peso

O executivo municipal de Santarém vai pedir uma reunião ao novo ministro das Infra estruturas, João Galamba, no sentido de ser encontrada uma solução…

Galeria Municipal de Almeirim acolhe exposição “just paint” de Pablo Simon

A Galeria Municipal de Almeirim vai acolher até dia 31 de Agosto uma exposição de artes plásticas intitulada “just paint”. A abertura da exposição,…