José Conde Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e antigo secretário de Estado da Justiça e Administração Interna foi hoje condenado a quatro anos de prisão, suspensa por dois anos e seis meses, por peculato, enquanto José Magalhães, também ex-secretário de Estado, foi absolvido do mesmo crime.

O juízo central criminal de Lisboa condenou também Conde Rodrigues a 75 dias de multa à taxa diária de 80 euros, mais o pagamento ao Estado de uma indemnização de 13.650 euros.

Os dois ex-governantes do último executivo de José Sócrates (2009-2011) estavam acusados de peculato por terem utilizado cartões de crédito atribuídos para fins públicos em benefício próprio.

Segundo o Ministério Público, José Conde Rodrigues e José Magalhães terão gasto 14 mil euros e 400 euros, respectivamente, em livros e revistas, num comportamento que não se enquadrava no âmbito funcional ou de serviço, quer pela temática, quer pela sua natureza.

Foto: DR

Leia também...

Oito vítimas mortais nas estradas do Distrito de Santarém em Janeiro e Fevereiro

Os acidentes nas estradas portugueses provocaram 83 mortos nos primeiros dois meses do ano, mais um do que em igual período de 2018, indicou…

Vários concelhos da região em risco “moderado” de incêndio

Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Coruche, Mação, Sardoal e Chamusca são os concelhos do distrito de Santarém que entre este sábado, 16 de Março,…

Trabalhadores a recibos verdes com novas regras a partir de hoje

O novo regime contributivo dos recibos verdes, que reduz a taxa contributiva e passa a obrigar os trabalhadores independentes sem contabilidade organizada a entregarem…

“Santarém pode ser estratosférica”

Potencial não falta à cidade de Santarém, mas tem faltado capacidade de concretização de planos e estratégias que há muito estão identificadas e são…