José Conde Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e antigo secretário de Estado da Justiça e Administração Interna foi hoje condenado a quatro anos de prisão, suspensa por dois anos e seis meses, por peculato, enquanto José Magalhães, também ex-secretário de Estado, foi absolvido do mesmo crime.

O juízo central criminal de Lisboa condenou também Conde Rodrigues a 75 dias de multa à taxa diária de 80 euros, mais o pagamento ao Estado de uma indemnização de 13.650 euros.

Os dois ex-governantes do último executivo de José Sócrates (2009-2011) estavam acusados de peculato por terem utilizado cartões de crédito atribuídos para fins públicos em benefício próprio.

Segundo o Ministério Público, José Conde Rodrigues e José Magalhães terão gasto 14 mil euros e 400 euros, respectivamente, em livros e revistas, num comportamento que não se enquadrava no âmbito funcional ou de serviço, quer pela temática, quer pela sua natureza.

Foto: DR

Leia também...

Rio Maior e Salvaterra de Magos registam primeiros casos de infecção pela Covid-19

São cada vez os concelhos do distrito de Santarém sem casos registados de infecção pela Covid-19. Chamusca, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã Mação e…

NERSANT organiza seminário sobre OE 2020

A NERSANT vai realizar um seminário em parceria com a PwC, sobre o tema “Análise ao Orçamento do Estado para 2020”, no próximo dia…

Verdes questionam Governo sobre impactos da extracção de areias junto à ponte Salgueiro Maia

Os Verdes querem saber se o Ministério do Ambiente tem avaliado os impactos da extracção de areia no Tejo junto à ponte Salgueiro Maia,…

Avião da Força Aérea colabora hoje na prevenção de fogos

Um avião P-3C CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa vai estar hoje nos ares de Portugal continental em missão de patrulhamento e fiscalização para…