2º Ciclo das Jornadas Desportivas da Viver Santarém arrancou a 7 de Abril

“Exercício Físico com Populações Especiais” foi o tema do 2.º Ciclo das Jornadas Desportivas, promovido pela Empresa Municipal Viver Santarém, através da plataforma Zoom, no passado dia 7 de Abirl, às 21h30.

A iniciativa decorreu no âmbito das celebrações dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, registou cerca de 1100 visualizações e contou com os oradores João Alves, Mestrando em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde – Reabilitação Cardíaca; Edgar Fonseca – Mestrando em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde – Obesidade; e Nuno Baltazar – Mestrando em Prescrição de Exercício e Promoção da Saúde – Depressão.

Os trabalhos foram moderados por Alfredo Silva, Professor na Escola Superior de Desporto de Rio Maior e Investigador do CIEQV – Centro de Investigação em Qualidade de Vida.

O Professor Alfredo Silva enquanto moderador iniciou a sua intervenção enquadrando diversos indicadores “Portugal está nos 3 últimos países da UE no que diz respeito ao maior índice de sedentarismo”, referindo a necessidade de “todos fazermos com que a população Portuguesa seja mais activa”.

Já Edgar Fonseca deu destaque à preocupação do excesso de peso referindo que “em 2019, mais de metade da população com 18 ou mais anos têm excesso de peso.”
Para Nuno Baltazar “mais do que submeter a pessoa com depressão a um plano de exercícios físico rígido, deve-se mantê-la activa. É essencial a escolha de acordo com os gostos pessoais, aumentando os níveis de motivação,” afirmou.

Finalmente, João Alves destacou o necessidade da existência de “trabalho das equipas multidisciplinares com formação em reabilitação cardíaca”, para conseguirmos atingir os resultados pretendidos.

Foram vários os participantes que colocaram diversas questões aos oradores mantendo o debate animado.

João Teixeira Leite, presidente da Viver Santarém, realça o sucesso da primeira edição, facto que motivou a realização do 2º Ciclo das Jornadas Desportivas, que visa ”debater temas importantes para sociedade em geral, que envolvam temáticas do desporto e prática de hábitos de vida saudável aliados à gastronomia é o objectivo destas conferências”.

João Teixeira Leite realçou ainda e no âmbito do tema desta conferência as diversas iniciativas que se avizinham destacando a “Santarém Virtual Race 2021”.

Inês Barroso, vereadora da Câmara de Santarém, felicitou a Viver Santarém pela “resiliência de em tempos de pandemia, não ter desistido de lutar na promoção de iniciativas, para chegar a todos os munícipes, quer no âmbito do desporto, gastronomia, lazer e cultura”, disse.

Leia também...

Torneio Internacional de Trampolins está de regresso entre 8 e 19 de Julho a Santarém

A Scalabis Cup está de volta ao Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, entre os dias 8 e 19 de Julho, naquele que é um…

Seniores do Vitória Clube de Santarém são bicampeãs interdistritais

O Vitória Clube de Santarém está a escrever com letras douradas aquela que é a 20.ª temporada oficial do seu historial: depois do título…

Federação lança plano de cinco anos para desenvolver futebol feminino

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou um plano de desenvolvimento do futebol feminino para os próximos cinco anos, com 1,2 milhões de euros…

Rio Maior e Santarém palco da 22ª Assembleia Geral da Associação Europeia dos Desportos e Jogos Tradicionais

A FPJT – Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais em Parceria com a AEJEST – Associação Europeia dos Jogos e Desportos Tradicionais e as Camaras…