2º Ciclo das Jornadas Desportivas da Viver Santarém arrancou a 7 de Abril

“Exercício Físico com Populações Especiais” foi o tema do 2.º Ciclo das Jornadas Desportivas, promovido pela Empresa Municipal Viver Santarém, através da plataforma Zoom, no passado dia 7 de Abirl, às 21h30.

A iniciativa decorreu no âmbito das celebrações dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, registou cerca de 1100 visualizações e contou com os oradores João Alves, Mestrando em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde – Reabilitação Cardíaca; Edgar Fonseca – Mestrando em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde – Obesidade; e Nuno Baltazar – Mestrando em Prescrição de Exercício e Promoção da Saúde – Depressão.

PUBLICIDADE

Os trabalhos foram moderados por Alfredo Silva, Professor na Escola Superior de Desporto de Rio Maior e Investigador do CIEQV – Centro de Investigação em Qualidade de Vida.

O Professor Alfredo Silva enquanto moderador iniciou a sua intervenção enquadrando diversos indicadores “Portugal está nos 3 últimos países da UE no que diz respeito ao maior índice de sedentarismo”, referindo a necessidade de “todos fazermos com que a população Portuguesa seja mais activa”.

Já Edgar Fonseca deu destaque à preocupação do excesso de peso referindo que “em 2019, mais de metade da população com 18 ou mais anos têm excesso de peso.”
Para Nuno Baltazar “mais do que submeter a pessoa com depressão a um plano de exercícios físico rígido, deve-se mantê-la activa. É essencial a escolha de acordo com os gostos pessoais, aumentando os níveis de motivação,” afirmou.

Finalmente, João Alves destacou o necessidade da existência de “trabalho das equipas multidisciplinares com formação em reabilitação cardíaca”, para conseguirmos atingir os resultados pretendidos.

Foram vários os participantes que colocaram diversas questões aos oradores mantendo o debate animado.

João Teixeira Leite, presidente da Viver Santarém, realça o sucesso da primeira edição, facto que motivou a realização do 2º Ciclo das Jornadas Desportivas, que visa ”debater temas importantes para sociedade em geral, que envolvam temáticas do desporto e prática de hábitos de vida saudável aliados à gastronomia é o objectivo destas conferências”.

João Teixeira Leite realçou ainda e no âmbito do tema desta conferência as diversas iniciativas que se avizinham destacando a “Santarém Virtual Race 2021”.

Inês Barroso, vereadora da Câmara de Santarém, felicitou a Viver Santarém pela “resiliência de em tempos de pandemia, não ter desistido de lutar na promoção de iniciativas, para chegar a todos os munícipes, quer no âmbito do desporto, gastronomia, lazer e cultura”, disse.

PUBLICIDADE
Leia também...

Árbitro ribatejano apita jogo entre Estrela da Amadora e SL Benfica

João Bento, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, vai apitar o…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Jogador do Alverca caiu inanimado no jogo contra o U. Almeirim

O jogador do Alverca Alex Apolinário caiu hoje inanimado durante o jogo…

Morreu jogador do Alverca Alex Apolinário

 O futebolista brasileiro Alex Apolinário, do Alverca, morreu esta quinta-feira, 7 de…