Entre 13 de Julho e 31 de Agosto, a Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes acolhe a exposição de fotografias intitulada “Hospital Miguel Bombarda, 1968”, da autoria do médico abrantino, José Fontes.

A abertura da exposição será no dia 13 de Julho, pelas 17h30, e contará com a presença do autor que apresentará o livro com o mesmo nome, com fotografias da sua autoria e textos e organização de António Fernando Cascais e Margarida Medeiros. Na oportunidade será feita a projecção da curta documental “Qualquer coisa de belo” que incide sobre este projecto fotográfico, estando agendada a presença do realizador, Pedro Sena Nunes.

As fotos de José Fontes, que agora podem ser vistas na sua cidade Natal,  datam de 1968, altura em que o autor fez internato naquele hospital e mostram como era o quotidiano da instituição.

José Milheiriço Fontes [Abrantes, 1940] é médico radiologista. A fotografia é uma paixão de criança. Em 1062/63 fundou, com António Portugal, a secção fotográfica da Associação Académica de Coimbra. Iniciou a frequência do Curso de Medicina, em Lisboa. Foi membro da Comissão Pró-Associação de Estudantes e aí fundou a Secção de Intercâmbio e Turismo. Organizou cursos de fotografia conjuntamente com outros médicos e professores ilustres. Voltou a frequentar a Faculdade de Medicina de Lisboa, onde dirigiu o departamento fotográfico (primeiro como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e depois como bolseiro do Instituto de Alta Cultura). No Instituto de Anatomia montou um serviço de radiologia e um departamento de microangiografia para apoio a doutorandos e outros investigadores. Como associado do Foto Club 6 x 6 (membro do International Federation of Fotografic Art — FIAP), fez parte do seu Conselho Artístico e participou em concursos nacionais e internacionais, tendo igualmente efectuado exposições individuais.

A exposição pode ser vista de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…