Entre 13 de Julho e 31 de Agosto, a Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes acolhe a exposição de fotografias intitulada “Hospital Miguel Bombarda, 1968”, da autoria do médico abrantino, José Fontes.

A abertura da exposição será no dia 13 de Julho, pelas 17h30, e contará com a presença do autor que apresentará o livro com o mesmo nome, com fotografias da sua autoria e textos e organização de António Fernando Cascais e Margarida Medeiros. Na oportunidade será feita a projecção da curta documental “Qualquer coisa de belo” que incide sobre este projecto fotográfico, estando agendada a presença do realizador, Pedro Sena Nunes.

As fotos de José Fontes, que agora podem ser vistas na sua cidade Natal,  datam de 1968, altura em que o autor fez internato naquele hospital e mostram como era o quotidiano da instituição.

José Milheiriço Fontes [Abrantes, 1940] é médico radiologista. A fotografia é uma paixão de criança. Em 1062/63 fundou, com António Portugal, a secção fotográfica da Associação Académica de Coimbra. Iniciou a frequência do Curso de Medicina, em Lisboa. Foi membro da Comissão Pró-Associação de Estudantes e aí fundou a Secção de Intercâmbio e Turismo. Organizou cursos de fotografia conjuntamente com outros médicos e professores ilustres. Voltou a frequentar a Faculdade de Medicina de Lisboa, onde dirigiu o departamento fotográfico (primeiro como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e depois como bolseiro do Instituto de Alta Cultura). No Instituto de Anatomia montou um serviço de radiologia e um departamento de microangiografia para apoio a doutorandos e outros investigadores. Como associado do Foto Club 6 x 6 (membro do International Federation of Fotografic Art — FIAP), fez parte do seu Conselho Artístico e participou em concursos nacionais e internacionais, tendo igualmente efectuado exposições individuais.

A exposição pode ser vista de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…