A Exposição “Lezíria Escola Eficiente” está patente na Casa do Ambiente em Santarém, de 10 a 28 de Setembro, de segunda à sexta-feira, das 14h00 às 16h30. Uma mostra que resulta do trabalho desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade (EMAS) da Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC), que envolveu 23 escolas, 1850 alunos e 108 professores, dos Municípios da Lezíria do Tejo.

Este projecto teve como objectivo “sensibilizar a comunidade escolar para a adopção de comportamentos de promoção da eficiência energética e monitorizar o consumo de energia eléctrica. Para a sua concretização foi instalado o software didáctico ENEREscolas (vídeos, jogos) dinamizado por um professor externo e um sistema de gestão de consumo de energia em cada escola para monitorização e comunicação de alertas aos técnicos dos municípios”.

Assim, durante o ano lectivo 2017/2018, a comunidade escolar de cada estabelecimento de ensino trabalhou o tema das Alterações Climáticas/Eficiência Energética. Em cada período foi lançado um Desafio: Quiz de energia”; “A viagem do tomate – da semente à polpa”; “Jogo da poupança” e “Pegada energética” e os trabalhos realizados foram a concurso entre os 23 estabelecimentos de ensino. No concelho de Santarém participaram o Centro Escolar de Alcanede, Centro Escolar do Sacapeito, Centro Escolar Salgueiro Maia e Escola Básica do 1.º Ciclo / Jardim de Infância de São Domingos.

Foi atribuído o título de “Lezíria Escola Eficiente” às três escolas que obtiveram maior pontuação, resultante do somatório dos pontos dos Desafios e da redução de consumo eléctrico alcançado na escola. Em 1.º Lugar ficou o Centro Escolar do Sacapeito (Santarém) em 2.º Lugar a EB1 / JI São Domingos (Santarém) e em 3.º Lugar o Centro Escolar de Alcoentre (Azambuja).

Leia também...
Imagem ilustrativa

Homem morre após queda de camião de recolha de lixo

Um homem de 30 anos, funcionário de uma empresa de recolha de…

Atirar beatas de cigarros para o chão custa a partir de hoje entre 25 e 250 euros de multa

A partir de hoje pontas de cigarros e charutos no chão vão…
Foto de Arquivo

Despiste na A23 provoca dois feridos graves

Um despiste de uma viatura ligeira de mercadorias provocou dois feridos graves…

GNR apreende material associado ao cultivo de cannabis no Cartaxo

Os militares do Posto Territorial do Cartaxo apreenderam, no dia 16 de…