A Exposição “Terra de Sonhos”, de Cristina García Rodero, vai estar patente de 4 de Maio a 10 de Junho, no Jardim da Liberdade, em Santarém.

A mostra da fotógrafa espanhola, dá voz a mulheres de comunidades rurais de Anantapur, na Índia, através de 40 imagens.

“Terra de Sonhos” vai ser inaugurada no dia 4 de Maio, pelas 10h30, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém e por Inês Barroso, vereadora da Cultura da Câmara de Santarém. A inauguração da Exposição conta ainda com a participação de Maria João Cabral, directora Territorial da Fundação “la Caixa”, em Portugal, de José Pena do Amaral, consultor da Comissão Executiva e Membro da Comissão de Responsabilidade Social do BPI e de Cristina García Rodero, comissária da Exposição e Fotógrafa, numa organização da Fundação “la Caixa” e do BPI, que conta com a parceria do Município de Santarém.

A exposição, que tem como objectivo levar a cultura a todos e dar voz a quem os outros ignoram, apresenta fotografias que resultaram de uma viagem de um mês e meio de Cristina García Rodero ao mundo rural de Anantapur, localizado no estado de Andhra Pradesh, um dos mais pobres da Índia, país de grandes contrastes.

A mostra está disponível a todos quantos a queiram visitar (em horário livre), embora seja possível agendar visitas guiadas para o público em geral, aos sábados e aos domingos, às 11h00. As visitas seguem as instruções definidas pela DGS, referentes ao distanciamento físico e número de pessoas que podem estar juntas num mesmo espaço. É ainda possível agendar visitas escolares, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h30 e das 16h00 às 18h00. As marcações das visitas dever ser previamente agendadas por telefone: 800 110 235.

Em “Terra de Sonhos”, Cristina Rodero reflete a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, entre hospitais, centros de acolhimento de mulheres vítimas de violência, oficinas, escolas e habitações, dando voz a crianças, pessoas com deficiência e às mulheres, que têm especial destaque neste projeto. Mães, camponesas, costureiras, noivas de diferentes religiões, professoras, enfermeiras e estudantes que, apesar de pouco valorizadas, acabam por ser um dos principais motores na transformação destas comunidades.

Leia também...

Tarde de Acordeão junta reputados músicos no Centro Cultural Gil Vicente em Sardoal

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, será palco de uma Tarde…

Martinho Vicente Rodrigues lança livro sobre vida e obra de José Saldanha Oliveira e Sousa

O livro “Vida e Obra de José Saldanha Oliveira e Sousa –…

Concurso de poesia com candidaturas abertas

Câmara de Salvaterra de Magos está a promover, até 1 de Março,…

Exposição itinerante “Carlos Relvas e a arte fotográfica” em Torres Novas

O Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), em Torres Novas, acolhe, a partir…