A empresa de plásticos e papel Silvex encerrou este sábado, 21 de Março, a sua fábrica em Benavente para fazer uma “descontaminação total”, depois da confirmação de um trabalhador com a covid-19, e colocou 18 funcionários em quarentena.

Em comunicado, o coordenador municipal da proteção civil de Benavente, Miguel Cardia, afirma que a empresa colocou o trabalhador em isolamento social preventivo no domicílio há três dias, depois de ter apresentado sintomas, tendo a infecção pela covid-19 sido confirmada à 01:30 de hoje.

Por determinação da delegada de saúde, foi encerrado de imediato o pavilhão onde o funcionário (não residente no município) trabalhava e colocados de quarentena os 18 trabalhadores que laboravam nesse espaço (14 deles residentes no concelho de Benavente), acrescenta.

Por sua iniciativa, a administração da Silvex decidiu encerrar a fábrica para fazer uma “descontaminação total”, reabrindo após essa operação.

Segundo a nota, a responsável pela Higiene e Segurança no Trabalho da Silvex vai acompanhar todos os trabalhadores da empresa, desencadeando, sob orientação da delegada de saúde, todas as medidas preventivas que se venham a justificar.

Com cerca de 250 trabalhadores, a Silvex produz sacos de plástico e de papel, películas aderentes, rolos de alumínio, com soluções biodegradáveis, bem como produtos de protecção, conservação alimentar, sacos para lixo e produtos de limpeza, dispondo de loja online.

Benavente teve o primeiro caso confirmado de covid-19 na passada terça-feira, dia em que accionou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, sendo que a pessoa em causa, colocada em “internamento domiciliário com rigoroso isolamento social”, já não se encontra no concelho.

A Proteção Civil municipal tem ainda reportados quatro casos suspeitos, sem confirmação laboratorial, que se encontram em isolamento social e sob vigilância activa, com acompanhamento directo pela delegada de saúde.

O município tem duas linhas telefónicas para esclarecimento e ajuda à população – 263 519 666 e 263 519 668 -, incluindo para superar dificuldades no contacto com a Saúde 24 e para apoio psicossocial.

O comunicado informa que eventuais voluntários, para apoio logístico à população que não pode sair de casa, podem inscrever-se nas respectivas juntas de freguesia.

Benavente tem uma população residente de cerca de 29.000 pessoas.

Leia também...

NERSANT apresenta Ribatejo aos mercados internacionais

Imagine que pode, em apenas um dia, reunir com empresários de um…

Detido em Santarém com cinco plantas de cannabis e várias armas

A PSP de Santarém deteve na sexta-feira, 18 de Outubro, um jovem…

Único balcão bancário encerrou na vila do Couço

O encerramento, na última sexta-feira, do único balcão bancário que existia na…

Bombeiros de Freixianda com calendário solidário para angariar verbas

Como é tradição, e tendo como objectivo desejar as boas festas à…