Fábrica da Silvex com um trabalhador infectado encerrada para descontaminação

A empresa de plásticos e papel Silvex encerrou este sábado, 21 de Março, a sua fábrica em Benavente para fazer uma “descontaminação total”, depois da confirmação de um trabalhador com a covid-19, e colocou 18 funcionários em quarentena.

Em comunicado, o coordenador municipal da proteção civil de Benavente, Miguel Cardia, afirma que a empresa colocou o trabalhador em isolamento social preventivo no domicílio há três dias, depois de ter apresentado sintomas, tendo a infecção pela covid-19 sido confirmada à 01:30 de hoje.

Por determinação da delegada de saúde, foi encerrado de imediato o pavilhão onde o funcionário (não residente no município) trabalhava e colocados de quarentena os 18 trabalhadores que laboravam nesse espaço (14 deles residentes no concelho de Benavente), acrescenta.

Por sua iniciativa, a administração da Silvex decidiu encerrar a fábrica para fazer uma “descontaminação total”, reabrindo após essa operação.

Segundo a nota, a responsável pela Higiene e Segurança no Trabalho da Silvex vai acompanhar todos os trabalhadores da empresa, desencadeando, sob orientação da delegada de saúde, todas as medidas preventivas que se venham a justificar.

Com cerca de 250 trabalhadores, a Silvex produz sacos de plástico e de papel, películas aderentes, rolos de alumínio, com soluções biodegradáveis, bem como produtos de protecção, conservação alimentar, sacos para lixo e produtos de limpeza, dispondo de loja online.

Benavente teve o primeiro caso confirmado de covid-19 na passada terça-feira, dia em que accionou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, sendo que a pessoa em causa, colocada em “internamento domiciliário com rigoroso isolamento social”, já não se encontra no concelho.

A Proteção Civil municipal tem ainda reportados quatro casos suspeitos, sem confirmação laboratorial, que se encontram em isolamento social e sob vigilância activa, com acompanhamento directo pela delegada de saúde.

O município tem duas linhas telefónicas para esclarecimento e ajuda à população – 263 519 666 e 263 519 668 -, incluindo para superar dificuldades no contacto com a Saúde 24 e para apoio psicossocial.

O comunicado informa que eventuais voluntários, para apoio logístico à população que não pode sair de casa, podem inscrever-se nas respectivas juntas de freguesia.

Benavente tem uma população residente de cerca de 29.000 pessoas.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS