Durante seis meses a empresa T Falcon vai percorrer as ruas do Centro Histórico de Santarém para combater a praga de pombos existentes no centro da cidade.

O serviço iniciou na passada segunda-feira, 27 de Julho, e pretende testar um novo método para combater este problema que afecta a cidade de Santarém há vários anos.

O método trazido pela empresa de falcoaria T Falcon consiste na libertação de aves de rapina, águias e falcões de Harris, que de uma forma natural conseguem afastar os pombos. A medida está enquadrada pela actividade de falcoaria numa arte milenar, reconhecida como Património Cultural Imaterial da UNESCO no ano de 2010.

Será também utilizada uma viatura caracterizada da T Falcon, que servirá toda a comunidade, no que respeita ao afastamento desta praga urbana e para isso existe um número de contacto telemóvel associado e serão ainda distribuídos flyers informativos.

O objectivo segundo Ricardo Gonçalves Rato, vereador do Espaço Público, é evitar “a proliferação de pombos que acarretam riscos para a saúde pública, ambiente e património”.

Estes animais aumentam o risco de transmissão de doenças e de parasitas, devido à sujidade provocada pelos dejectos e penas nos espaços públicos, bem como nas habitações.

Ainda segundo Ricardo Gonçalves Rato, o município quer “corresponder aos pedidos que chegam aos nossos serviços relacionados com a conspurcação do espaço público, quer pelos restos de alimento que ficam na via pública, quer pelos dejectos destes animais, que danificam também o edificado”.

Leia também...

Um ferido grave em atropelamento ferroviário

Uma pessoa ficou hoje ferida com gravidade num atropelamento ferroviário junto a um apeadeiro em Carvalhos de Figueiredo, no concelho de Tomar, disse à…

Bebé ferido gravemente em queda em piscina

ma criança, com pouco mais de um ano, ficou hoje ferida com gravidade ao cair na piscina da casa onde vive com os pais…

Cinco feridos graves em colisão entre automóvel e carro da GNR na A1 em Santarém

Cinco pessoas ficaram feridas com gravidade esta terça-feira, 7 de Julho, na sequência de uma colisão entre um automóvel e um carro-patrulha da GNR,…

Mulher encontrada morta na sua residência em Almeirim

Actualizada às 23h30 A Polícia Judiciária está em Almeirim a investigar a morte de uma pessoa do sexo feminino, com cerca de 65 anos,…