Faleceu esta sexta-feira, 30 de Maio de 2025, José Clemente Pereira, antigo presidente da Junta de Freguesia de São Nicolau e figura amplamente reconhecida pela sua dedicação à vida autárquica, associativa e empresarial da cidade de Santarém.

Natural da Louriceira, no concelho de Alcanena, José Clemente Pereira nasceu a 30 de Outubro de 1931. Iniciou muito jovem a sua vida profissional em Lisboa, no sector da hotelaria. Fixou-se em Santarém após o casamento com Fernanda Clemente Pereira, onde viria a desenvolver um extenso percurso de serviço público e envolvimento comunitário.

Autarca durante mais de três décadas, foi eleito presidente da Junta de Freguesia de São Nicolau nas primeiras eleições livres, em 1976, cargo que exerceu até 2001, tendo sido sucessivamente reeleito pela população. Entre 1977 e 1994, integrou ainda a Assembleia de Freguesia e, por inerência, foi deputado municipal. Era militante e fundador da secção local do Partido Socialista, após a Revolução de Abril.

No plano empresarial, destacou-se como proprietário de vários estabelecimentos emblemáticos da cidade, como o café-esplanada “Verde Gaio”, ponto de tertúlias políticas e culturais nas décadas de 60 e 70, o salão de jogos “O Recreio” e a papelaria “Brasília”. Foi também um dos primeiros comerciantes locais a produzir e vender recordações de Santarém, em cerâmica, com motivos do Ribatejo, em parceria com artesãos da freguesia de Tremês.

Fundador da Casa do Benfica de Santarém, em 1961, e dirigente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), ocupou cargos de tesoureiro e presidente do Conselho Fiscal, deixando a sua marca pelo dinamismo e empenho na vida associativa.

Em Março de 2018, ainda em vida, foi homenageado pelo Município de Santarém e pela União de Freguesias da Cidade de Santarém, que atribuíram o seu nome a uma rua da cidade. Na ocasião, o presidente da UFCS, Carlos Marçal, destacou “o extraordinário exemplo de cidadania” e “a vida ética, moral e profissionalmente exemplar” de Clemente Pereira, afirmando tratar-se de “uma referência não só no serviço autárquico, mas também na participação cultural, social e política”.

As exéquias acontecem amanhã, dia 31, pelas 9:00, no Crematório do Cemitério dos Capuchos, em Santarém.

À família enlutada, o Correio do Ribatejo endereça as suas mais sentidas condolências.

Leia também...

Mais de 40 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve em perigo máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto…

Santarém sob aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de chuva

Onze distritos do continente vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e ocasionalmente…

GNR desmantela rede dedicada a roubos e faz cinco detenções em Almeirim e Benavente

O Comando Territorial de Santarém da GNR anunciou hoje que desmantelou uma rede dedicada a crimes de roubos e furtos e deteve cinco indivíduos,…

Julgamento de empresa de prestação de serviços médicos adiado para Maio

O julgamento de uma empresa de prestação de serviços médicos e do seu ex-gerente, acusados de falsificação de documento e de burla simples, que…