O antigo cavaleiro tauromáquico Vasco Taborda faleceu no passado sábado, dia 29 de Janeiro, com 66 anos, no Hospital CUF/Descobertas, em Lisboa, em consequência de graves problemas de saúde que o vinham afectando há alguns anos.

Natural de Lisboa, onde nasceu a 2 de Julho de 1955, Vasco Taborda desde cedo sentiu as emoções da arte tauromáquica, iniciando-se em garraiadas e outros festejos até prestar provas para cavaleiro praticante no ano de 1976, na Praça das Caldas da Rainha, apadrinhado por seu mestre José Maldonado Cortes.

Vasco Taborda tomou a alternativa na antiga “Monumental” de Cascais, a 19 de Junho de 1982, tendo sido apadrinhado por David Ribeiro Telles, com o testemunho de José Maldonado Cortes, Frederico Cunha, Emídio Pinto e José Paulo, em corrida em que actuaram os Grupos de Forcados Amadores de Cascais e do Alandroal e foram lidados toiros da ganadaria de Manuel Conde, divisa que fez nessa corrida a sua estreia em Cascais.

A trajectória de Vasco Taborda foi pautada pela dignidade e pelo bom gosto com que interpretava a arte do toureio a cavalo, chegando a actuar em Espanha, França e Colômbia. Transmitiu aos seus filhos a paixão pelo toureio, tendo seu filho Vasco tomado a alternativa de cavaleiro tauromáquico em Évora, a 20 de Maio de 2001, e seu filho Salvador foi um destacado bandarilheiro. Vasco Taborda dedicava-se à agricultura e ainda foi apoderado de João Moura e de João Salgueiro, acompanhando nos últimos anos a carreira de seu sobrinho Francisco Palha.

Apresentamos a expressão das nossas sentidas condolências à Família enlutada. Que descanse em Paz!

Leia também...

Boas notícias de Valência

A Real Unión de los Criadores de Toros de Lídia reuniu-se com o conselheiro de “Agricultura, Ganadería y Pesca” da Generalitat Valenciana, José Luís…

Temporada de Sonho em Vila Franca…

O salão do Clube Taurino Vilafranquense foi o cenário escolhido pela Empresa Tauroleve, Lda. para fazer a apresentação dos cartéis da temporada na carismática…

Sevilha marca posição a favor da Tauromaquia

Duas das mais mediáticas figuras de Sevilha – Curro Romero e “Morante de la Puebla” – serão distinguidas com o “Prémio Andalucía de Tauromaquia”.…

Balanço da Temporada em “Las Ventas”

Quer queiramos ou não, as coisas do outro lado da fronteira são outra loiça! Estou até em crer que se não fosse a força…