O antigo cavaleiro tauromáquico Vasco Taborda faleceu no passado sábado, dia 29 de Janeiro, com 66 anos, no Hospital CUF/Descobertas, em Lisboa, em consequência de graves problemas de saúde que o vinham afectando há alguns anos.

Natural de Lisboa, onde nasceu a 2 de Julho de 1955, Vasco Taborda desde cedo sentiu as emoções da arte tauromáquica, iniciando-se em garraiadas e outros festejos até prestar provas para cavaleiro praticante no ano de 1976, na Praça das Caldas da Rainha, apadrinhado por seu mestre José Maldonado Cortes.

Vasco Taborda tomou a alternativa na antiga “Monumental” de Cascais, a 19 de Junho de 1982, tendo sido apadrinhado por David Ribeiro Telles, com o testemunho de José Maldonado Cortes, Frederico Cunha, Emídio Pinto e José Paulo, em corrida em que actuaram os Grupos de Forcados Amadores de Cascais e do Alandroal e foram lidados toiros da ganadaria de Manuel Conde, divisa que fez nessa corrida a sua estreia em Cascais.

A trajectória de Vasco Taborda foi pautada pela dignidade e pelo bom gosto com que interpretava a arte do toureio a cavalo, chegando a actuar em Espanha, França e Colômbia. Transmitiu aos seus filhos a paixão pelo toureio, tendo seu filho Vasco tomado a alternativa de cavaleiro tauromáquico em Évora, a 20 de Maio de 2001, e seu filho Salvador foi um destacado bandarilheiro. Vasco Taborda dedicava-se à agricultura e ainda foi apoderado de João Moura e de João Salgueiro, acompanhando nos últimos anos a carreira de seu sobrinho Francisco Palha.

Apresentamos a expressão das nossas sentidas condolências à Família enlutada. Que descanse em Paz!

Leia também...

Rui Bento soma e segue…

Rui Bento “Vasques” foi um grande toureiro, que protagonizou uma trajectória muito digna, para o que foi necessário muito esforço, elevado espírito de sacrifício…

Dia da Tauromaquia é este sábado

A praça de toiros “Daniel do Nascimento”, da Moita do Ribatejo, acolhe este sábado, dia 26 de Fevereiro, a terceira edição do “Dia da…

O Adeus Triunfal de “El Juli”

A última semana de “El Juli” como matador de toiros no activo foi vivida com uma expectativa imensa, tanto pelo próprio diestro que ao…

Um espectáculo diferente, pois Bastinhas também foi diferente!

Doze cavaleiros em praça prestaram homenagem à memória de Joaquim Bastinhas – João Moura e Miguel Moura, Paulo Caetano e João Moura Caetano, António…