Animações de rua, artes circenses, artes plásticas e fanfarras integram o ‘Fanfarrão’, festival de artes de rua que vai decorrer na cidade de Tomar entre hoje e o próximo dia 18 de Agosto.

Com entrada livre em todos os concertos e espectáculos de rua, o objectivo da iniciativa, que decorre ao longo de três dias no centro histórico da cidade, na Praça da República e no jardim junto ao Parque Infantil de Tomar, é “conferir animação e um maior usufruto dos espaços públicos a turistas e residentes”, disse à Lusa a presidente daquele município.

“Esta é a segunda edição do Fanfarrão e este ano alargamos o festival a mais espaços da cidade, visando o enriquecimento musical e cultural da cidade de Tomar e dos tomarenses, mas também dos milhares de turistas que nos visitam e que procuram um turismo também de experiências”, afirmou Anabela Freitas, relativamente ao evento cultural.

Para a autarca, “é isso que este festival também proporciona: interacção entre residentes, turistas e músicos, e o possibilitar o alargar da oferta cultural e o usufruto das nossas praças e centro histórico com animação diversificada e de qualidade”.

Questionada sobre os fluxos de turistas à cidade templária, Anabela Freitas disse que o ano 2017 foi “um ano excepcional”, tendo feito notar que os números deste ano “estão em linha com os de 2016”.

Segundo a presidente da Câmara de Tomar, “a divisão entre época alta e época baixa ao nível de turistas tem-se vindo a esbater”, dando conta que “desde Fevereiro que Tomar recebe sempre muitos turistas e com registos de duas a três pernoitas na cidade” e na região envolvente.

O Fanfarrão, que tem em vista o enriquecimento musical e cultural da cidade de Tomar, apresenta espectáculos com artistas regionais e nacionais, como Kumpania Algazarra, Desbundixie, Farratuga, Drama & Beiço, Irmãos Esferovite, Osmavat, Bizu Coolective e Mimos Dixie Band, entre muitos outros.

A iniciativa é do município de Tomar, em parceria com as associações culturais Drama & Beiço e Canto Firme.

Leia também...

Concelho da Chamusca elegível na medida de apoio à mobilidade profissional para o interior

O Governo lançou a medida “Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para…

Crimes de violência doméstica subiram 48% em 2019 na área do Comando Distrital da PSP

Os crimes de violência doméstica nas cidades sob abrangência da Polícia de…

Louça comestível reduz pegada ambiental do Festival Bons Sons

Louça biodegradável e comestível, garrafas reutilizáveis e a substituição de toda a…

Bioquímico de Santarém alerta que pode não haver vacina apesar dos esforços

A pressa é inimiga da perfeição e numa vacina pode custar a saúde,…